DemoMinga: O compromisso social da extensão na área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v5i1.177Resumen
A FACISA-UNE, no quadro da sua política de "contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade circundante", implementa o Projeto DemoMinga: Primeira área de demonstração nacional no Paraguai, no município de Minga Guaçu, Alto Paraná. No DemoMinga é executado o "Programa Integrado de Intervenção de base Comunitária para o Desenvolvimento Integral". Objetivo: Melhorar o estado de saúde e qualidade de vida dos moradores do bairro Norma Luisa do município de Minga Guaçu, para reduzir custos e aumentar benefícios em saúde pública. Metodologia: Constituída por duas fases: a) de investigação, para a construção de uma linha de base, e b) planejamento de estratégias de intervenção em diferentes eixos temáticos. Resultados: são realizados cursos de curta duração de cozinha saudável e atividade física, consultas médicas e odontológicas, atividades de promoção e prevenção, em local próprio. No âmbito da promoção, foi assinado um convênio com a empresa "Chiperia Leticia S.A." para produzir e comercializar a "chipa saudável", sem gorduras trans. Participação: nos cursos participam, em média, 25 pessoas. Desde setembro de 2013 foram realizados 24 cursos; em 2014, 96 e, de fevereiro a junho de 2015, foram realizados 48. Conclusões: O programa constitui uma área de desenvolvimento multi e interdisciplinar, interinstitucional que permite a articulação da docência, investigação e extensão universitária, no quadro da sua responsabilidade social.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con lo estipulado a continuación:
B. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar el trabajo en una página institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en la Revista ELO.
C. La Revista se reserva el derecho de efectuar alteraciones en los originales de orden normativo, ortográfico y gramatical con el objetivo de mantener el estándar culto de la lengua, respetando, con todo, el estilo de los autores.
D. Las opiniones emitidas por los autores son su exclusiva responsabilidad.