Inclusão Digital para adultos: Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v10i.11869Palavras-chave:
Inclusão digital, Oficinas práticas, Comunidade externa, IFSCResumo
Resumo: Este artigo apresenta o relato de experiência do projeto de extensão Inclusão Digital para Adultos. O projeto teve como objetivo principal desenvolver a inclusão digital do educando, fazendo com que após sua inserção no mundo digital ele possa interagir com esse novo paradigma social, sentindo-se valorizado como indivíduo, realizando-se como profissional, contribuindo assim para a melhoria de seu contexto social, de acordo com a formação obtida por meio das oficinas práticas. O projeto desenvolveu, por meio de oficinas educativas e práticas, a inclusão do público específico a ser atendido, contribuindo assim para a aproximação da comunidade externa com o Instituto Federal de Santa Catarina - campus Tubarão. Ao final do projeto conclui-se que os objetivos foram alcançados. No total, foram atendidos 30 alunos.
Downloads
Referências
ASSMANN, Hugo. A Metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação. Brasília, 2000, v.29, n.2, p.7-15. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a02v29n2.pdf >. Acesso em: 19 Dez. 2017.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. TIC Domicílios 2016. São Paulo: Cetic.br, 2016. Disponível em: <http://www.cetic.br/pesquisa/domicilios/indicadores >. Acesso em: 19 Dez. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Isa Maria. O desafio da inclusão digital. Transinformação, v. 16, n. 2, 9 ago.2012. Disponível em: <http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/720 >. Acesso em: 19 Dez. 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC). Plano de Desenvolvimento Institucional, 2020. Disponível em: <https://www.ifsc.edu.br/documentos-norteadores>. Acesso em: 01 Abr. 2021.
LAZARTE, Leonardo. Ecologia cognitiva na sociedade da informação. Ciência da informação, Brasília, v.29, n.2, p.43-51, 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a06v29n2>. Acesso em: 01 Abr. 2021.
THE ECONOMIST. The inclusive internet index: bridging digital divides, intelligence unit, 2017. Disponível em: <https://theinclusiveinternet.eiu.com/assets/external/downloads/3i-bridging-digital-divides.pdf >. Acesso em: 19 dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.