A teoria da expectativa de Vroom no encontro de capacitação da equipe do projeto de extensão Esporte Sem Parar
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v10i.12455Palavras-chave:
Capacitação, Esporte, SaúdeResumo
O Esporte Sem Parar é um projeto de extensão da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social, em parceria com a ONG Contato e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Este artigo objetiva relatar a experiência do encontro de capacitação presencial da equipe do projeto durante a pandemia de COVID-19, na perspectiva da Teoria da Expectativa de Vroom. Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência. Os resultados mostram que a biossegurança, diante de estabilidade epidemiológica, viabiliza treinamentos presenciais. A expectativa encontrada foi que o esforço empregado pela equipe conduzirá à realização pessoal, criação de vínculo, inclusão social, melhora da saúde, relacionamento interpessoal, espaço de convivência e apoio às pessoas socialmente vulneráveis. Conclui-se que a melhora na qualidade de vida possui valência para estes participantes, segundo a Teoria da Expectativa de Vroom, e pode ser a motivação para profissionais e participantes continuarem as atividades
Downloads
Referências
ALBRECHT, Evonir; BASTOS, Antonio Sergio Abrahão Monteiro. Extensão e sociedade: diálogos necessários. Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 54-71, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/53428. Acesso em: 15 Out. 2020.
ARRUDA-BARBOSA, Loeste de; SALES, Márcia Cristina; SOUZA, Iara Leão Luna de; GONDIM-SALES, Alberone Ferreira; SILVA, Gabiane Crisóstomo Nascimento da; LIMA-JÚNIOR, Mário Maciel de. Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 316-327, dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000400316&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 Fev. 2021.
BISPO JÚNIOR, José Patrício; MOREIRA, Diane Costa. Educação permanente e apoio matricial: formação, vivências e práticas dos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e das equipes apoiadas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 33, n. 9, e00108116, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2017000905010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 Abr. 2021.
CAMILLO, Daniel Teixeira; ROCHA, Vinicius Nascimento; CAMILLO, Cíntia Moralles. Motivação sob a ótica da Teoria da Expectativa: um estudo de caso em um hospital militar. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 7, e927974647, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4647. Acesso em: 8 Jan. 2021.
LEITE, Alessandra Silva; NASCIMENTO, Victoria Carolina; MATTEU, Douglas. O feedback nas organizações: técnicas e estratégias para fornecer um feedback. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, Bauru, v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: http://www.fatecbauru.edu.br/ojs/index.php/rehutec/article/view/332. Acesso em: 28 Jan. 2021.
MONTES, Lorena de Godoi; RODRIGUES, Cibele Isaac Saad; AZEVEDO, Gisele Regina de. Avaliação do processo de feedback para o ensino da prática de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 72, n. 3, p. 663-670, jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000300663&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 Nov. 2020.
DORIGO, Adna Suelen; ANJOS, Allison; MARCATO, Ana Claudia Castro; PIRES, Dayane; GONÇALVES, Letícia Rocha; ANHOLETO, Luis Adriano; CHOLAK, Luiza Rieder; RAMALHO, Manuela Oliveira; BORBA, Rafael Splendore; ORTELANI, Mariana Prudenciatto; MELLO, Diogo Cavalcanti Cabral. Projeto Primeiros Passos na Ciência: rompendo barreiras sociais e estreitando laços entre a comunidade acadêmica e o Ensino Médio público. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 11, n. 1, p. 47-59, 13 mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10768. Acesso em: 4 Mar. 2021.
PINHO, Ana Paula Moreno; DOURADO, Laís Carvalho; AURÉLIO, Rebeca Martins; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 33-47, jan. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1691. Acesso em: 30 Mar. 2021.
VROOM, Victor Harold. Work and motivation. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1995.
WYSE, Robert de Moraes. Motivação: teorias motivacionais do comportamento humano. Revista de Ciências Gerenciais, Londrina, v. 22, n. 36, p. 134-141, 2018. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/rcger/article/view/6227. Acesso em: 20 Dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.