A teoria da expectativa de Vroom no encontro de capacitação da equipe do projeto de extensão Esporte Sem Parar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v10i.12455

Palavras-chave:

Capacitação, Esporte, Saúde

Resumo

O Esporte Sem Parar é um projeto de extensão da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social, em parceria com a ONG Contato e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Este artigo objetiva relatar a experiência do encontro de capacitação presencial da equipe do projeto durante a pandemia de COVID-19, na perspectiva da Teoria da Expectativa de Vroom. Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência. Os resultados mostram que a biossegurança, diante de estabilidade epidemiológica, viabiliza treinamentos presenciais. A expectativa encontrada foi que o esforço empregado pela equipe conduzirá à realização pessoal, criação de vínculo, inclusão social, melhora da saúde, relacionamento interpessoal, espaço de convivência e apoio às pessoas socialmente vulneráveis. Conclui-se que a melhora na qualidade de vida possui valência para estes participantes, segundo a Teoria da Expectativa de Vroom, e pode ser a motivação para profissionais e participantes continuarem as atividades

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues da ROCHA, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Especialista em Obstetrícia. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Giulia Neres PONTES, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Thalia Jardim DOURADO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Andre Luis do Nascimento FERREIRA, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Mídia e Cotidiano. Graduado em Comunicação Social. Acadêmico de Medicina da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Vinicius Antônio Alves PEREIRA, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmico de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Luisa Colares RIBEIRO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Andressa Teoli NUNCIARONI, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pela UNICAMP. Bacharel e Licenciada em Enfermagem (UNICAMP). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública – Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Édira Castello Branco de Andrade GONÇALVES, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Ciências da Química pela PUC/RJ. Nutricionista (UNIRIO) e farmacêutica (UFF). Professora Titular do Departamento de Ciência dos Alimentos da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Vinicius Pinheiro ISRAEL, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Sociologia e em Estatística. Especialista em Metodologia Quantitativa. Professor Adjunto do Departamento de Métodos Quantitativos da Escola de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ALBRECHT, Evonir; BASTOS, Antonio Sergio Abrahão Monteiro. Extensão e sociedade: diálogos necessários. Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 54-71, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/53428. Acesso em: 15 Out. 2020.

ARRUDA-BARBOSA, Loeste de; SALES, Márcia Cristina; SOUZA, Iara Leão Luna de; GONDIM-SALES, Alberone Ferreira; SILVA, Gabiane Crisóstomo Nascimento da; LIMA-JÚNIOR, Mário Maciel de. Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 316-327, dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000400316&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 Fev. 2021.

BISPO JÚNIOR, José Patrício; MOREIRA, Diane Costa. Educação permanente e apoio matricial: formação, vivências e práticas dos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e das equipes apoiadas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 33, n. 9, e00108116, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2017000905010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 Abr. 2021.

CAMILLO, Daniel Teixeira; ROCHA, Vinicius Nascimento; CAMILLO, Cíntia Moralles. Motivação sob a ótica da Teoria da Expectativa: um estudo de caso em um hospital militar. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 7, e927974647, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4647. Acesso em: 8 Jan. 2021.

LEITE, Alessandra Silva; NASCIMENTO, Victoria Carolina; MATTEU, Douglas. O feedback nas organizações: técnicas e estratégias para fornecer um feedback. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, Bauru, v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: http://www.fatecbauru.edu.br/ojs/index.php/rehutec/article/view/332. Acesso em: 28 Jan. 2021.

MONTES, Lorena de Godoi; RODRIGUES, Cibele Isaac Saad; AZEVEDO, Gisele Regina de. Avaliação do processo de feedback para o ensino da prática de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 72, n. 3, p. 663-670, jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000300663&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 Nov. 2020.

DORIGO, Adna Suelen; ANJOS, Allison; MARCATO, Ana Claudia Castro; PIRES, Dayane; GONÇALVES, Letícia Rocha; ANHOLETO, Luis Adriano; CHOLAK, Luiza Rieder; RAMALHO, Manuela Oliveira; BORBA, Rafael Splendore; ORTELANI, Mariana Prudenciatto; MELLO, Diogo Cavalcanti Cabral. Projeto Primeiros Passos na Ciência: rompendo barreiras sociais e estreitando laços entre a comunidade acadêmica e o Ensino Médio público. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 11, n. 1, p. 47-59, 13 mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10768. Acesso em: 4 Mar. 2021.

PINHO, Ana Paula Moreno; DOURADO, Laís Carvalho; AURÉLIO, Rebeca Martins; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 33-47, jan. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1691. Acesso em: 30 Mar. 2021.

VROOM, Victor Harold. Work and motivation. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1995.

WYSE, Robert de Moraes. Motivação: teorias motivacionais do comportamento humano. Revista de Ciências Gerenciais, Londrina, v. 22, n. 36, p. 134-141, 2018. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/rcger/article/view/6227. Acesso em: 20 Dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

ROCHA, C. R. da, PONTES, G. N., DOURADO, T. J., FERREIRA, A. L. do N., PEREIRA, V. A. A., RIBEIRO, L. C., NUNCIARONI, A. T., GONÇALVES, Édira C. B. de A., & ISRAEL, V. P. (2021). A teoria da expectativa de Vroom no encontro de capacitação da equipe do projeto de extensão Esporte Sem Parar. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 10. https://doi.org/10.21284/elo.v10i.12455

Edição

Seção

Relatos de Experiência