A teoria da expectativa de Vroom no encontro de capacitação da equipe do projeto de extensão Esporte Sem Parar
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v10i.12455Palabras clave:
Capacitação, Esporte, SaúdeResumen
O Esporte Sem Parar é um projeto de extensão da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social, em parceria com a ONG Contato e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Este artigo objetiva relatar a experiência do encontro de capacitação presencial da equipe do projeto durante a pandemia de COVID-19, na perspectiva da Teoria da Expectativa de Vroom. Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência. Os resultados mostram que a biossegurança, diante de estabilidade epidemiológica, viabiliza treinamentos presenciais. A expectativa encontrada foi que o esforço empregado pela equipe conduzirá à realização pessoal, criação de vínculo, inclusão social, melhora da saúde, relacionamento interpessoal, espaço de convivência e apoio às pessoas socialmente vulneráveis. Conclui-se que a melhora na qualidade de vida possui valência para estes participantes, segundo a Teoria da Expectativa de Vroom, e pode ser a motivação para profissionais e participantes continuarem as atividades
Descargas
Citas
ALBRECHT, Evonir; BASTOS, Antonio Sergio Abrahão Monteiro. Extensão e sociedade: diálogos necessários. Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 54-71, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/53428. Acesso em: 15 Out. 2020.
ARRUDA-BARBOSA, Loeste de; SALES, Márcia Cristina; SOUZA, Iara Leão Luna de; GONDIM-SALES, Alberone Ferreira; SILVA, Gabiane Crisóstomo Nascimento da; LIMA-JÚNIOR, Mário Maciel de. Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 316-327, dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000400316&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 Fev. 2021.
BISPO JÚNIOR, José Patrício; MOREIRA, Diane Costa. Educação permanente e apoio matricial: formação, vivências e práticas dos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e das equipes apoiadas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 33, n. 9, e00108116, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2017000905010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 Abr. 2021.
CAMILLO, Daniel Teixeira; ROCHA, Vinicius Nascimento; CAMILLO, Cíntia Moralles. Motivação sob a ótica da Teoria da Expectativa: um estudo de caso em um hospital militar. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 7, e927974647, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4647. Acesso em: 8 Jan. 2021.
LEITE, Alessandra Silva; NASCIMENTO, Victoria Carolina; MATTEU, Douglas. O feedback nas organizações: técnicas e estratégias para fornecer um feedback. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, Bauru, v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: http://www.fatecbauru.edu.br/ojs/index.php/rehutec/article/view/332. Acesso em: 28 Jan. 2021.
MONTES, Lorena de Godoi; RODRIGUES, Cibele Isaac Saad; AZEVEDO, Gisele Regina de. Avaliação do processo de feedback para o ensino da prática de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 72, n. 3, p. 663-670, jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672019000300663&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 Nov. 2020.
DORIGO, Adna Suelen; ANJOS, Allison; MARCATO, Ana Claudia Castro; PIRES, Dayane; GONÇALVES, Letícia Rocha; ANHOLETO, Luis Adriano; CHOLAK, Luiza Rieder; RAMALHO, Manuela Oliveira; BORBA, Rafael Splendore; ORTELANI, Mariana Prudenciatto; MELLO, Diogo Cavalcanti Cabral. Projeto Primeiros Passos na Ciência: rompendo barreiras sociais e estreitando laços entre a comunidade acadêmica e o Ensino Médio público. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 11, n. 1, p. 47-59, 13 mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10768. Acesso em: 4 Mar. 2021.
PINHO, Ana Paula Moreno; DOURADO, Laís Carvalho; AURÉLIO, Rebeca Martins; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 33-47, jan. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1691. Acesso em: 30 Mar. 2021.
VROOM, Victor Harold. Work and motivation. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1995.
WYSE, Robert de Moraes. Motivação: teorias motivacionais do comportamento humano. Revista de Ciências Gerenciais, Londrina, v. 22, n. 36, p. 134-141, 2018. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/rcger/article/view/6227. Acesso em: 20 Dez. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista ELO – Diálogos sobre Extensión
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista concuerdan con lo estipulado a continuación:
B. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar el trabajo en una página institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en la Revista ELO.
C. La Revista se reserva el derecho de efectuar alteraciones en los originales de orden normativo, ortográfico y gramatical con el objetivo de mantener el estándar culto de la lengua, respetando, con todo, el estilo de los autores.
D. Las opiniones emitidas por los autores son su exclusiva responsabilidad.