O Censo PET Brasil 2020: uma análise sobre o perfil dos estudantes ativos no Programa de Educação Tutorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v11i.13042

Palavras-chave:

PET, Ensino, Pesquisa, Extensão, Censo, Brasil

Resumo

É irrefutável que existe uma lacuna no que tange às informações acerca do Programa de Educação Tutorial (PET) em todo o país. Frente a isso, o grupo PET Mentor Aprendiz, que atua na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), criou um recenseamento para agregar conhecimento e explorar os programas a nível nacional. O trabalho consiste em apresentar uma pesquisa censitária de integrantes ativos dos PETs no Brasil, tendo em vista a atualização de informações insuficientes existentes no Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, é possível ampliar a visão do impacto gerado pelo PET na vida dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o país e salientar como o programa é capaz de proporcionar experiências teóricas e práticas sob o princípio da indissociabilidade que contribuem para o campo acadêmico e profissional. A avaliação no final do questionário reúne o ponto de vista de cada envolvido nos grupos PETs em todo o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Caroline Ramos SOARES, Universidade Federal de Pernambuco

Discente do Curso de Secretariado Executivo vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ALBUQUERQUE, André Felipe Fell; DORNELAS, Jairo Simão. Gestão do conhecimento, tecnologia da informação e pequenas médias empresas de serviços: um estudo de casos múltiplos na Região Metropolitana do Recife. Belo Horizonte: Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, n. 2, p. 29-55, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/YWNp9MyRHgsgjjtLCYvDV8x/?lang=pt. Acesso em: 19 Ago. 2020.

ASSUMPÇÃO, Andreia dos Santos Barreto Monsores de. A mulher no ensino superior: distribuição e representatividade. Rio de Janeiro: Cadernos do GEA, nº 6. Caderno do GEA, n. 6, jul./dez. 2014. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2016/04/caderno_gea_n6_digitalfinal.pdf. Acesso em: 11 Jun. 2020.

BARBOSA, Higor Vinicius Oliveira; SOUZA, João Marcos. Parcerias Empresariais: um estudo sobre como as parcerias podem ajudar uma empresa recém-criada em sua consolidação no mercado em tempos de crise. In: Simpósio de Engenharia da Produção de Sergipe,7., 2015. Sergipe: Universidade Federal de Alagoas, 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8234/2/ParceriasEmpresariaisEstudo.pdf. Acesso em: 05 Jan. 2022.

BOVO, José Murari. Universidade e Comunidade: avaliação dos impactos econômicos e da prestação de serviços. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2012]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.html. Acesso em: 19 Ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005. Institui o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos – PROUNI, institui o Programa de Educação Tutorial – PET, altera a Lei no 5.537, de 21 de novembro de 1968, e a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e dá outras providências. BRASÍLIA: casa civil [2005]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11180.htm. Acesso em: 13 Dez. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Apresentação - PET. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet. Acesso em: 11 Maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria Nº 343, de 24 de abril de 2013. Brasília: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: http://sigpet.mec.gov.br/docs/Portaria_343_2013.pdf. Acesso em: 13 Dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria Nº 976, de 27 de julho de 2010. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6647-portaria-mec-976-27-07-2010&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 Dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria Nº 1, de 17 de maio de 2006. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option= com_docman & view= download & alias=10092-portaria-01-2006-conexoes-de-saberes & Itemid=30192. Acesso em: 13 Dez. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Programa de Educação Tutorial - PET, Manual de Orientações básicas. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em: 13 Dez. 2021.

DELORS, Jacques; AL-MUFTI, In'am; AMAGI, Isao; CARNEIRO, Roberto; CHUNG, Fay; GEREMEK, Bronislaw; GORHAM, William; KORNHAUSER, Aleksandra; MANLEY, Michael; QUERO, Marisela Padrón; SAVANÉ, Marie-Angélique; SINGH, Karan; STAVENHAGEN, Rodolfo; SURH, Myong Won; NANZHAO, Zhou. Educação: um tesouro a descobrir. Tradução: José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 1998. Título original: Learning: The Treasure Within. ISBN 85-249-0673-1.

FILHO, José Gilson de Almeida Teixeira; MONTEIRO, Marcones da Silva; SILVA, Joan Francis Epifanio da. Censo PET UFPE 2017: uma pesquisa censitária do programa de educação tutorial na UFPE. In: FAGUNDES, Vera Lúcia Dultra; SUASSUNA, Lívia; SOUZA, Fernando da Fonseca de; SCHMALLET, Valdilene Pereira Viana. (org). Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal de Pernambuco: trajetória e diversidades. Pernambuco: Editora UFPE, 2019. p. 53-76.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GRACIOLA, Ana Paula et al. Influência do ambiente físico de trabalho na criação do conhecimento nas organizações. Belo Horizonte:Perspectivas em Ciência da Informação, v. 21, n. 1, p. 66-83, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/cHcWtVnfhV3wmt4tJRdPrLz/?lang=pt#. Acesso em: 02 Ago. 2021.

HEZLETT, Sarah A.; GIBSON, Sharon K. Mentoring and human resource development: where we are and where we need to go. SAGE journals, [S.l], v. 7, n. 4, p. 446-469, 2005. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=+HEZLETT%2C+Sarah+A.%3B+GIBSON%2C+Sharon+K.+Mentoring+and+human+resource+development%3A+where+we+are+and+where+we+need+to+go.+Advances+In+Developing+Human+Resources%2C+%5BS.l.%5D%2C+7%2C+p.446-469%2C+2005.&btnG=#d=gs_qabs&u=%23p%3DNgxlMEs9tZIJ. Acesso 21 Jul. 2021.

IBGE, Censo 2010. Mulheres são mais instruídas que homens e ampliam o nível de ocupação. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?view=noticia&id=3&idnoticia=2296&busca=1&t=censo-2010-mulheres-sao-mais-instruidas-que-homens-ampliam-nivel-ocupacao. Acesso em: 10 Jun. 2020.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel; SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; MEIRELLES, Fernando Setembrino Cruz; SOUSA, Ana Inês; CUNHA, Edite da Penha; GUIMARÃES, Marilia Barcellos; SERRANO, Rossana Souto Maior. In: NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (org). Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da comissão permanente da avaliação da extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/COPAE; PROEX/UFMG, 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/avalia%C3%A7%C3%A3o_da_extens%C3%A3o-_livro_8.pdf. Acesso em 19 Set. 2021.

ROSA, Edison da; BORTOLINI, Maristela Helena Zimmer. Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 18 Dez. de 2021.

SUTHERLAND, Jeff. SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo; tradução de Natalie Gerhardt. São Paulo: LeYa, 2014.

Downloads

Publicado

15-03-2022

Como Citar

SANTOS, M. E. C., FILHO, J. G. de A. T., FONSECA, T. A. C., SANTOS, J. M. C., BRAZ, A. da S., & SOARES, M. C. R. . (2022). O Censo PET Brasil 2020: uma análise sobre o perfil dos estudantes ativos no Programa de Educação Tutorial. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 11. https://doi.org/10.21284/elo.v11i.13042

Edição

Seção

Artigos