Alimentação segura em creche filantrópica no município de Viçosa – MG

Palavras-chave: Boas práticas de fabricação. Manipuladores de alimentos. Pré-escolares.

Resumo

Pré-escolares carecem de maior atenção no controle higiênico, considerando a vulnerabilidade do seu sistema imunológico. O objetivo deste trabalho foi adequar o serviço de alimentação de uma creche filantrópica de Viçosa (MG) às Boas Práticas de Fabricação (BPF). Foram realizadas as atividades: aplicação de Listas de Verificaçãodas BPF antes e após intervenções; implementação de plano de ação para melhorias estruturais; oficinas sobre higiene; elaboração de Manual de Boas Práticas (MBP) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP). Após as intervenções houve melhorias expressivas nas BPF com aumento de quase 20% de atendimento aos itens da legislação identificados nas listas de verificação. Medidas corretivas estruturais, capacitações, acesso ao MBP e aos POP propiciaram melhorias nas práticas de higiene dos manipuladores. Conclui-se que as ações do projeto tornaram possível adequar a instituição às BPF, comprovado pela melhoria na classificação da creche nas listas de verificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia MIRANDA MILAGRES, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo - CENA/USP. É técnico de nível superior (Economista Doméstico) da Universidade  Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nas seguintes áreas: boas práticas, serviços de alimentação, segurança alimentar, contaminação microbiológica e análises físico-química, centesimal e de compostos bioativos.

Publicado
2020-09-15
Como Citar
MIRANDA MILAGRES, R. C., CUNHA, M. G. A., LOPES, J. de F., OLIVEIRA, J. R., SOUZA, E. C. G., & DELLA LUCIA, C. M. (2020). Alimentação segura em creche filantrópica no município de Viçosa – MG. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 9, 1-16. https://doi.org/10.21284/elo.v9i.1320
Seção
Artigos