Extensão universitária e formação discente: características do processo educativo da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v8i1.1321

Resumo

A extensão universitária é um importante campo de formação para graduandos por articular os aprendizados acadêmicos com as demandas sociais. No contexto da Economia Solidária, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares é um Programa de Extensão que promove ações de incubação e assessoria a grupos populares. Durante essas ações, estudantes de diversos cursos passam por uma formação teórica e prática, na qual são instigados a desenvolver o senso crítico sobre seu papel na sociedade. Este artigo tem por objetivo identificar as características do processo educativo da ITCP-UFV e verificar de que forma elas podem contribuir para formação de profissionais aptos a atuar na Economia Solidária. A metodologia adotada foi o estudo do tipo etnográfico em educação. Como resultado obteve-se o trabalho em equipe; a autogestão; o aprendizado pela prática; a liberdade e a responsabilidade; o protagonismo juvenil; a vivência dos valores e princípios da Economia Solidária; e a interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Emerson Alcides da Silva, UFV

 1 Universidade Federal de Viçosa, Bacharel em Cooperativismo, Graduando em Pedagogia, Rua Manoel Clemente, 120, Bom Jesus, Viçosa MG, emerson.alcides@ufv.br; telefone: (31) 9 8869 8152.

2 Universidade Federal de Viçosa, Orientador do artigo, Doutorado em Educação, Professor Adjunto, Violeira, s/n, Viçosa MG, Coordenador do Projeto Reciclagem Popular e Solidária: Protagonismo das Catadoras e dos Catadores na Construção da Coleta Seletiva, executado pela ITCP-UFV, edgard.leite@ufv.br, (31) 3899 3908

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Publicado

29-06-2019

Como Citar

Silva, E. A. da, & Leite de Oliveira, E. (2019). Extensão universitária e formação discente: características do processo educativo da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 8(1). https://doi.org/10.21284/elo.v8i1.1321

Edição

Seção

Artigos