Extensão universitária e formação discente: características do processo educativo da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v8i1.1321Abstract
A extensão universitária é um importante campo de formação para graduandos por articular os aprendizados acadêmicos com as demandas sociais. No contexto da Economia Solidária, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares é um Programa de Extensão que promove ações de incubação e assessoria a grupos populares. Durante essas ações, estudantes de diversos cursos passam por uma formação teórica e prática, na qual são instigados a desenvolver o senso crítico sobre seu papel na sociedade. Este artigo tem por objetivo identificar as características do processo educativo da ITCP-UFV e verificar de que forma elas podem contribuir para formação de profissionais aptos a atuar na Economia Solidária. A metodologia adotada foi o estudo do tipo etnográfico em educação. Como resultado obteve-se o trabalho em equipe; a autogestão; o aprendizado pela prática; a liberdade e a responsabilidade; o protagonismo juvenil; a vivência dos valores e princípios da Economia Solidária; e a interdisciplinaridade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A. Authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
B. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
C. The journal holds the right to make format, orthographic and grammatical changes in the article to ensure the language standards, respecting the author’s style as well.
D. The opinions expressed by the authors are of their exclusive responsibility.