Educação em saúde sobre Zika, Chikungunya e Dengue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15132

Palavras-chave:

Ação em saúde, Aedes Aegypti, Conscientização

Resumo

A educação em saúde sobre Zika, Chikungunya e Dengue é fundamental como uma medida para conscientização da população sobre a prevenção e o controle de tais arboviroses. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência dos autores na elaboração e na implementação de uma ação em saúde em um ambulatório localizado em um município do Triângulo Mineiro no Brasil. A ação educativa foi realizada no dia 8 de julho de 2022, com foco na conscientização da população presente no local, em relação ao Aedes Aegypti e às doenças que são transmitidas por esse vetor, com a finalidade de criar um espaço para o diálogo e para a troca de saberes. A ação foi desenvolvida por meio da metodologia da problematização com o uso das cinco etapas do arco de Maguerez. O planejamento dessa ação em saúde permitiu o desenvolvimento da capacidade de interagir com o público, a aquisição de habilidades e de competências como a comunicação, a capacidade de liderança e a tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORDENAVE, Juan Díaz. PEREIRA, Adair Martins. A estratégia de ensino-aprendizagem – Vozes, 26. ed, Petrópolis, Brasil, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico: Monitoramento dos casos de arboviroses até a semana epidemiológica 49 de 2022, v.53, n. 46. Brasil, dezembro, 2022.

DUARTE, Maria de Lourdes Custódio; BOECK, Jocemara Neves. O trabalho em equipe na enfermagem e os limites e possibilidades da estratégia saúde da família. Trabalho, Educação e Saúde, v. 13, p. 709-720, 2015.

EDUARDO, Elizabete Araujo; PERES, Aida Maris; ALMEIDA, Maria de Lourdes de; ROGLIO, Karina de Dea; BERNARDINO, Elizabeth. Análise de modelo de tomada de decisão de enfermeiros gerentes: uma reflexão coletiva. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 68, p. 668-675, 2015.

FUJITA, Júnia Aparecida Laia da Mata; CARMONA, Elenice Valentim; SHIMO, Antonieta Keiko Kakuda; MECENA, Elizane Henrique de. Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Revista Portuguesa de Educação, v. 29, n.1, p. 229-258, 2016.

GUIMARÃES, Alexander Gonçalves Ferreira; SANTOS, Marina Atanaka. A tríplice epidemia das epidemias das principais arboviroses transmitidas no Brasil. Ciências da Saúde: desafios, perspectivas e possibilidades, v. 1, n. 9, p. 112-132, 2021.

MANIERO, Viviane C.; SANTOS, Maísa O.; RIBEIRO, Ricardo L.; DE OLIVEIRA, Patrícia, A.C; SILVA, Talitha B. da Silva; MOLEN, Andrea B.; Martins, Isis R.; LAMAS, Cristine C.; CARDOZO, Sergian V. Dengue, chikungunya e zika vírus no brasil: situação epidemiológica, aspectos clínicos e medidas preventivas. Almanaque multidisciplinar de pesquisa Universidade Unigranrio, v.3, n.1, p. 118-145, 2016.

MINAS GERAIS (Estado). Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Boletim epidemiológico Arboviroses Urbanas (Dengue, Chikungunya e Zika) – Semana Epidemiológica 49/2022. Minas Gerais, 2022.

NOGUEIRA, Jane Walkira da Silva; RODRIGUES, Maria Cristina Soares. Effective communication in teamwork in health a challenge for patient safety. Cogitare Enfermagem, v. 20, n. 3, p. 630-4, 2015.

SILVA, Jainatan Rocha; PRADO, Érika Rosângela Alves; RODRIGUES, Nayra Monisy dos Santos. Promoção e educação em saúde: O empoderamento das pessoas em situação de rua na perspectiva do cuidado à saúde. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 3, p. 11608-11620, 2020.

Downloads

Publicado

13-02-2023

Como Citar

ONOFRE, M. J., TAVARES, O. da C., OLIVEIRA, L. L. de, PAULINO, A. S. P., CARREIRO, I. de M., OLIVEIRA, A. . S. de, OLIVEIRA, G. E. S., OLIVEIRA, M. F., NATAL, A. C. . de C., VASCONCELOS, S. B., & SILVA, P. C. dos S. da. (2023). Educação em saúde sobre Zika, Chikungunya e Dengue. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.15132

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.