Dignidade e pobreza menstrual: relato de experiência da extensão universitária na saúde do adolescente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16570

Palavras-chave:

Menstruação, Adolescência, Saúde na escola

Resumo

A menstruação ainda é assunto ancorado em preconceito e discriminação. As narrativas preconceituosas sobre sexualidade e menstruação dificultam a garantia dos direitos humanos das pessoas que menstruam e aumentam a desigualdade de gênero. Este trabalho relata a experiência das ações de extensão realizadas sobre dignidade e pobreza menstrual, para público adolescente, em uma escola pública de uma capital brasileira, vinculada ao Programa Saúde na Escola (PSE). Foram realizadas três frentes de trabalho: postagens em rede social, organização de campanha de arrecadação de absorventes e ação educativa presencial em escola. Houve publicação de cinco postagens na rede social com informações técnicas e linguagem acessível. Foram distribuídos kits com absorventes para comunidade escolar. Esse conjunto das ações atendeu as diretrizes da extensão universitária e fortaleceu as políticas públicas na promoção da saúde do adolescente.

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Publicado

11-12-2023

Como Citar

MATOS, B. T. M. F. de, VERDAM, M. C. dos S., & SOLON, S. (2023). Dignidade e pobreza menstrual: relato de experiência da extensão universitária na saúde do adolescente . Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 12. https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16570

Edição

Seção

Relatos de Experiência