Educação em saúde no contexto do Sistema Prisional de Viçosa-MG: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v13i.17496Palavras-chave:
Educação em saúde, Pessoas privadas de liberdade, APACResumo
A Associação de Assistência aos Condenados (APAC) é uma entidade jurídica presente em diversas regiões do Brasil e que tem como objetivo promover a humanização das prisões e, por conseguinte, evitar a reincidência do recuperando no crime. Nessa parceria, os estudantes vinculados à Frente de População Privada de Liberdade (FPPL) da LUMA executam atividades de educação em saúde com os recuperandos que estão em cumprimento de pena no regime fechado na APAC. O principal objetivo do presente relato de experiência é expor as observações e impressões dos integrantes da LUMA da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em atividade educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na APAC de Viçosa-MG. Integrantes da da liga, junto à comunidade privada de liberdade, fizeram uma atividade em formato de grupo de conversa, a qual iniciou-se com uma dinâmica de jogo de tabuleiro, e ao final uma apresentação de slides interativa. Na avaliação entre os membros da LUMA, em reunião posterior ao encontro, foi possível identificar a necessidade de se repetir atividades como essa, mas também em outros temas como saúde reprodutiva e saúde mental.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Brasília, DF: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2018. Disponível em: https://
normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Educação Popular em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 256 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ manual_educacao_saude_volume1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Agenda estratégica para ampliação do acesso e cuidado integral das populações chaves em HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 80 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/2018/agenda-estrategica-para-ampliacao-do-acesso-e-cuidado-integral-das-populacoes-chaves-em-hiv-hepatites-virais-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis/view. Acesso em: 30 abr. 2023.
FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS. O que é a APAC? Disponível em: https://fbac.org.br/o-que-e-a-apac/. Acesso em: 19 abr. 2023.
INSTITUTO BUTANTAN. Jogo de Tabuleiro HIV/AIDS. Disponível em: https://butantan.gov.br/assets/arquivos/Atracoes/museu_de_microbiologia/materiais_educativos/jogos%20ficha%20tecnica/ Jogo%20de%20Tabuleiro%20HIV%20%20Aids%20final.pdf. Acesso em 30 abr. 2023.
OLIVEIRA, Josias Alves de; SOUSA, Anderson Reis de; ARAÚJO, Isabella Félix Meira; ALMEIDA, Lílian Conceição Guimarães de; ALMEIDA, Márcia Soares; BORGES, Cléa Conceição Leal; PEREIRA, Álvaro. Infecções sexualmente transmissíveis em homens no sistema prisional: Revisão integrativa. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 36, e38071, 2022. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-86502022000100506&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 abr. 2023.
SALCI, Maria Aparecida; MACENO, Priscila; ROZZA, Soraia Geraldo; SILVA, Denise Maria Guerreiro Vieira da; BOEHS, Astrid Eggert; HEIDEMANN, Ivonete Teresinha Schulter Buss. Health education and its theoretical perspectives: a few reflections. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 22, n. 1, p. 224–230, mar. 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.