Capacitação de estudantes do ensino médio em Ressuscitação Cardiopulmonar: percepção dos extensionistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18599

Palavras-chave:

Parada Cardiorrespiratória, Primeiros socorros, Capacitação

Resumo

A realização da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de forma ágil em situações emergenciais é indispensável para o aumento da sobrevida de vítimas de Parada Cardiorrespiratória (PCR). Assim, o presente trabalho aborda um relato de experiência sobre o projeto de capacitação realizado por 10 alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais que foi ofertado aos discentes do terceiro ano do ensino médio de 9 escolas de Passos, Minas Gerais. Durante as ações nas escolas, é possível notar que muitos dos adolescentes desconhecem as práticas de primeiros socorros, diante disso, reforça a importância do ensino das manobras de RCP. Cada capacitação foi feita a partir de explicações didáticas, simulações com manequins, instrumentos de primeiros socorros e, por fim, uma entrevista dinâmica sobre o conteúdo ensinado. Ao final do treinamento, as entrevistas e os dados obtidos determinam que a experiência foi benéfica para o aprendizado tanto para os graduandos que aplicaram a capacitação quanto para os alunos do ensino médio.

Downloads

Referências

BÖTTIGER Bernd W.; VAN AKEN, Hugo. Kids save lives – Training school children in cardiopulmonary resuscitation worldwide is now endorsed by the World Health Organization (WHO). Resuscitation, [s.l.], v. 94, 2015.

GRIMALDI, Monaliza Ribeiro Mariano; GONÇALVES, Luci Maira Silva; MELO, Ana Carolina de Oliveira Silva; MELO, Francisco Ivandi; AGUIAR, Adriana Sousa Carvalho de; LIMA, Morgama Mara Nogueira. A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. REUFSM: Revista de Enfermagem da UFSM, v. 10, p. 1-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/2179769236176. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/36176. Acesso em: 25 abr. 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Educação. 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao.html. Acesso em: 10 fev. 2023.

MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima; SILVA, Paulo Sávio. Extensão Universitária: Uma nova relação com a administração pública. Extensão Universitária: ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo, v. 3, p. 29-44, 2002.

PELLEGRINO, Jeffrey L. et al. American Heart Association and American Red Cross Focused Update for First Aid. Circulation, [s.l.], v. 142, n. 17, 2020.

PEREIRA, Flávia Helena et al. Ensino de Suporte Básico de Vida para estudantes do Ensino Médio: estudo quase-experimental. Research, Society and Development, [s.l.], v. 10, n. 13, p. 1-10, 2021.

ZIMMERMAN, Barry J. Investigating self-regulation and motivation: Historical background, methodological developments, and future prospects. American Educational Research Journal, [s.l.], v. 45, n. 1, p. 166-183, 2008.

PANADERO, Ernesto; JONSSON, Anders; STRIJBOS, Jan-Willem. Scaffolding self-regulated learning through self-assessment and peer assessment: Guidelines for classroom implementation. Studies in Educational Evaluation, [s.l.], v. 55, p. 29-38, 2017.

HAKE, Richard R. Interactive-engagement versus traditional methods: A six-thousand-student survey of mechanics test data for introductory physics courses. American Journal of Physics, [s.l.], v. 66, n. 1, p. 64-74, 1998.

SERENO, Perpétua Mendes Magalhães et al. Aprendizagem de estudantes de ensino médio sobre parada cardiorrespiratória e reanimação após treinamento teórico e prático. Enfermagem em Foco, [s.l.], v. 12, n. 3, 2021.

SILVA, Karla Rona da et al. Parada cardiorrespiratória e o suporte básico de vida no ambiente pré-hospitalar: o saber acadêmico. Saúde (Santa Maria), [s.l.], v. 43, n. 1, p. 53-59, 2017. DOI: 10.5902/2236583422160. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/22160. Acesso em: 10 jul. 2023.

PONTES, Diego de Sousa; SARAIVA, Kleiton Rocha. A relevância das ações educativas em ressuscitação cardiopulmonar nas escolas do ensino médio. RECIMA21, [s.l.], v. 2, n. 8. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.622. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/622. Acesso em: 17 jul. 2023.

TONY, Ana Carolina Carraro et al. Teaching Basic Life Support to schoolchildren: quasi-experimental study. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [s.l.], v. 28, 2020.

SORETS, Tali R.; MATEEN, Farrah J. Mandatory CPR Training in US High Schools. Mayo Clinic Proceedings, [s.l.], v. 90, n. 6, p. 710-712, 2015.

GUIMARÃES, Nathalia Sernizon et al. Aumento de óbitos domiciliares devido a parada cardiorrespiratória em tempos de pandemia de COVID-19. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, [s.l.], v. 116, p. 266-271, 2021.

Downloads

Publicado

17-02-2025 — Atualizado em 17-02-2025

Versões

Como Citar

PORTO, S. N., SILVA, A. J. de S., GALDINO, C. C., OLIVEIRA, I. J., & ALVES, M. (2025). Capacitação de estudantes do ensino médio em Ressuscitação Cardiopulmonar: percepção dos extensionistas. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18599

Edição

Seção

Relatos de Experiência