Práticas corporais afro-brasileiras: relato de experiência de um projeto de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18685

Palavras-chave:

Educação Física. Formação, Extensão, Práticas corporais, Cultura afro-brasileira

Resumo

Trata-se de um relato de experiência do projeto de extensão Cultura Corporal em Movimento, da Faculdade de Educação Física da UFJF. O referido projeto atende em torno de 100 crianças, com idade entre 5 e 16 anos, ofertando aulas de Educação Física em uma instituição que acolhe essas crianças no contraturno escolar, situada na periferia da cidade. Temos como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento da temática práticas corporais afro-brasileiras, bem como as potencialidades e fragilidades no desenvolvimento de uma ação educativa sobre a temática. Com base nas práticas corporais, surgiram questões relativas ao racismo, ao preconceito, às religiões, à aparência física, à mídia, às relações econômicas e às políticas públicas, suscitando discussões que auxiliaram na formação cidadã. Também os licenciandos bolsistas do projeto foram beneficiados ao vivenciarem uma prática pedagógica significativa em Educação Física que vai de encontro às propostas tradicionais da área.

Downloads

Referências

NASCIMENTO, A. S.; NEIRA, M. G. Currículo cultural da Educação Física: princípios ético-políticos e situações didáticas. In: NEIRA, M. G. Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, p. 11-30, 2023. Disponível em: https://www.gpef.fe.usp.br/2023/02/06/nascimento-a-s-neira-m-g-curriculo-cultural-da-educacao-fisica-principios-etico-politicos-e-situacoes-didaticas-in-neira-m-g-escrevivencias-da-educacao-fisica-cultural-sao-paulo-feusp/. Acesso em: 8 abr. 2024.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimento, [s.l.], v. 12, n. 2, p. 82-103, 2016.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 78, p. 1449-1479, 2022a.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação, FEUSP, São Paulo, 2022. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/933. Acesso em: 19 fev. 2024.

NEVES, Marcos Ribeiro. O currículo cultural de Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. 2018. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

REIS, Mauricio de Novais; ANDRADE, Marcilea Freitas de. O pensamento decolonial: análise, desafios e perspectivas. Revista Espaço Acadêmico, [s.l.], n. 202, 2018.

SANTOS, Ivan Luiz; NEIRA, Marcos Garcia. A problematização no currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Downloads

Publicado

13-03-2025

Como Citar

OLIVEIRA, A. L., TEIXEIRA, L. R., SILVA, A. K. O. da, & RAMOS, C. de A. (2025). Práticas corporais afro-brasileiras: relato de experiência de um projeto de extensão. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18685

Edição

Seção

Relatos de Experiência