A evolução do número de instituições de ensino superior e a extensão universitária no Brasil em uma linha do tempo
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19064Palavras-chave:
Políticas públicas em educação, Extensão no ensino superior, Curricularização da extensão universitáriaResumo
A extensão é uma política pública que fortalece as bases do ensino superior e a formação profissional, articulando as instituições às necessidades da sociedade e ao território. O Conselho Nacional de Educação, por meio da Resolução nº. 7/2018, estabeleceu um prazo de até 2022 para que as instituições se adequassem às novas diretrizes. O objetivo geral deste artigo é apresentar a construção da cronologia sobre a extensão universitária, na qual a curricularização da extensão universitária se insere como uma política pública para o desenvolvimento social. Assim, a partir de uma pesquisa documental, foi elaborado um histórico da evolução da universidade brasileira em um recorte sobre a política pública de extensão até a conjuntura atual. O resultado consiste na composição de uma linha do tempo com a evolução do número de instituições de ensino superior e os principais marcos históricos que nortearam a extensão universitária no Brasil até o momento da curricularização da extensão.
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