Projeto de extensão universitária: uma abordagem lúdica envolvendo a biotecnologia para alunos de escola de ensino fundamental em Belém – PA
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19327Palavras-chave:
Micropropagação, Cultivo de plantas in vitro, Educação científicaResumo
As universidades têm um papel crucial em proporcionar vivências imprescindíveis aos discentes através do conhecimento pluridisciplinar, no qual terão o dever de compartilhar seus feitos e experiências adquiridas com a comunidade, de acordo com a Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação. Dessa forma, executou-se um evento de extensão com os discentes da UFRA, denominado I Mostra de Biotecnologia Vegetal que teve o intuito de compartilhar o conhecimento da biotecnologia vegetal, micropropagação de plantas com alunos do 1° ao 4° ano de escolas de Belém/PA, com a finalidade de estimular o interesse e divulgar o conhecimento na área , de forma lúdica, utilizado ferramentas como banner, jogo da memória, quebra cabeça, quiz e plântulas in vitro. O conhecimento prévio dos alunos em relação aos temas da biotecnologia eram muito escassos. A abordagem lúdica aplicada nas escolas de ensino fundamental mostrou ser eficiente, contribuindo para a aprendizagem acerca da biotecnologia vegetal.
Downloads
Referências
ALVES, Leonardo Carvalho; COSTA, Heron Salazar. Ensino de Biotecnologia: um panorama de suas abordagens no país da biodiversidade. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v.7, n.2, p.816-835, 2020.
BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação. 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-7-de-18-de-dezembro-de-2018-55877677. Acesso em: 20 mai. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 mai. 2024.
CORRÊA, Luciara Bilhava; LEAL, Zilda Diani Rosa; FUENTES-GUEVARA, Miguel David; SOUZA, Eduarda Gomes; CORRÊA, Érico Kunde. Projeto de Extensão Universitária: experiências de educação ambiental e saneamento no ambiente escolar do município de Pelotas. Expressa Extensão, v.26, n. 2, p. 260-272, 2021.
GRÜBEL, Joceline Mausolff; BEZ, Marta Rosecler. Jogos Educativos. Revista Novas Tecnologias da Informação, v.4, n. 2, p. 1-7, 2006.
LIMA, Jairo Ribeiro de; SANTOS, Luis Fernando Marques. A Biotecnologia no Cotidiano Escolar do Ensino Médio: análise da percepção dos estudantes. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.15, n.1, p.260-276, 2022.
MALAJOVICH, Maria Antonia Muñoz de. O Ensino de Biotecnologia. 1.ed. Rio de Janeiro: BTeduc, 2017.
OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves de. Contribuições da Extensão Universitária com a Produção e Circulação do Conhecimento. Intermedius – Revista de Extensão da UNIFIMES, v.1, n. 1, p. 47-55, 2021.
PEREIRA, Renan Nery; PAIM, Joyce Mendes; CARVALHO, Ítalo Nascimento de; SILVA, Patrícia Petitinga. Agroecologia e saúde em horta comunitária: intercâmbio de saberes e fazeres com comunidade acadêmica e não acadêmica. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.14, n.2, p. 201-211, 2023.
PEREIRA, Rômulo Jorge Batista; AZEVEDO, Marcia Mourão Ramos; SOUSA, Emilly Thaís Feitosa; HAGE, Adriane Xavier. Método tradicional e estratégias lúdicas no ensino de biologia para alunos de escola rural do município de Santarém - PA. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v.15, n. 2, p. 106-123, 2020.
SOUSA, Isabela Brandão; SOARES, Bianka de Oliveira; PETTINELLI, Jamine de Almeida; GARCIA, Renata; SILVA, Cláudia Ribeiro da; GAGLIARDI, Rachel Fatima. Conservação in vitro da biodiversidade vegetal: abordagem no ensino médio. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.9, n.1, p. 47-56, 2018.
SOUZA, Thaís Cristina Flexa; CARVALHO, Jacira Nunes. A percepção de pais sobre projeto de extensão universitária em escola amazônica. Revista Enfermagem em Foco, v.9, n. 3, p. 25-29, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.