Estratégias de implementação da extensão universitária no contexto da “curricularização”: o caso do Cineclube Abaeté (2022-2023)
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19453Palavras-chave:
Curricularização da extensão, Cineclube, Cinema, EducaçãoResumo
A "curricularização” da extensão visou fortalecer a extensão, tornando-a obrigatória para todo o corpo discente. Este artigo examina as ações e os resultados do Cineclube Abaeté, implementado pela Universidade do Estado de Minas Gerais, entre 2022 e 2023, quando a medida passou a vigorar. Estabelecendo um paralelo com o relato de outros projetos cineclubistas universitários, discutimos de que formas as estratégias que desenvolvemos fortaleceram o potencial extensionista do cineclube. A principal delas foi estimular os estudantes a atuarem como mediadores entre a unidade acadêmica e a comunidade local por meio de parcerias com instituições locais. Concluímos que o engajamento de um número maior de estudantes aumenta, quantitativa e qualitativamente, as conexões da universidade com a sociedade, resultando em sessões movimentadas, com debates sobre temas de interesse social alinhados aos interesses do público, e com ganhos pedagógicos efetivos para os estudantes envolvidos.
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