A utilização do lúdico como estratégia de cuidado em saúde para crianças hospitalizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19583

Palavras-chave:

Criança hospitalizada, Atividades lúdicas, Brinquedoteca

Resumo

O projeto de Extensão Brincar – O melhor remédio sob o parecer n.º 0904/2024, vinculado ao curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), desenvolve ações lúdicas na brinquedoteca do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes (HRCAF), buscando reduzir os estressores vinculados ao processo de internação na infância. Tem como objetivo descrever a rotina das atividades lúdicas, a influência na aprendizagem dos extensionistas e a implementação da técnica do Brinquedo Terapêutico (BT) no espaço da brinquedoteca hospitalar. Trata-se de um relato de experiência sobre a percepção dos acadêmicos de enfermagem da UNEMAT - campus Cáceres. O projeto tem 20 anos de atuação, é formado por equipe multiprofissional e acadêmicos dos cursos da área da saúde que divididos em grupos com até três componentes e que juntos desenvolvem atividades de segunda a sexta-feira na brinquedoteca do HRCAF. Neste espaço os membros do projeto desenvolvem brincadeiras e atividades lúdicas que permitem a aproximação das crianças com o ambiente do hospital e a ressignificação do cuidado.

Downloads

Referências

CAMOZZATO, Tatiane S. C.; GRAMS, Natalia; SOARES, Flávio Augusto Penna; MELO, Juliana Almeida Coelho de; CARDOSO, Itamara Almeida; SILVA, Maria Júlia da. Educação continuada em serviços de medicina nuclear: Capacitação da equipe multidisciplinar em tempos de COVID-19. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 3, p. 349-362, 2021.

CHIAVON, Susane Dal; BRUM, Crhis Netto de; SANTOS, Eliziane dos; SARTORETTO, Eduarda Antonia; ZUGE, Samuel Spiegelberg; GAIO, Gabriela; TRENTIN, Patricia Aparecida; POTRICH, Tassiana. Utilização do brinquedo terapêutico para a criança que vivencia o processo de hospitalização: uma revisão narrativa. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 1, p. 382-398, 2021.

DUCCA, Priscila da Silva. Os benefícios da ludoterapia e o uso do brinquedo terapêutico em unidades de terapia intensiva pediátrica. Faculdade Sant'Ana em Revista, v. 4, n. 2, p. 256-266, 2020.

FRANCISCO, Poliana Rosalém; BEDIN, Lívia Perasol; MANOLA, Claudia Curbani Vieira; MELO, Evandro Bernardino Mnedes de; MACHADO, Priscilla Silva; OLIVEIRA, Maristela Villarinho de Oliveira. Análise da utilização do brinquedo terapêutico em crianças de 03 a 12 anos hospitalizadas. Saúde Coletiva, v. 10, n. 56, p. 3268-3281, 2020.

GOMES, Ícaro da Silva; COSTA, Marinna Maria de Andrade; ARAÚJO, Bianca Silva; PEREIRA, José Isaul; AMORIM FILHO, João Pereira. O uso de recursos lúdicos no processo de hospitalização da criança: uma revisão integrativa. Revista Intellectus, v. 69, n. 1, p. 33-55, 2023.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.

RIBEIRO, Antonio Selio Oliveira. Fisioterapia pediátrica: o uso da gameterapia na intervenção em crianças com paralisia cerebral. Revista Cathedral, v. 5, n. 2, p. 92-104, 2023.

SANTOS, Gustavo Mendes dos; SOUZA, Larissa Pereira de; AOYAMA, Elisângela de Andrade; FARIAS, Fabiane Coelho. A influência do brinquedo terapêutico no cuidado à criança em ambiente hospitalar. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde–ReBIS, v. 2, n. 2, 2020.

SOUSA, Crislaine Siqueira de; BARRETO, Beatriz da Costa; SANTANA, Giovanna Angélica Sousa; MIGUEL, Júlia Vieira Ferreira; BRAZ, Lucas de Souza; LIMA, Luana Nunes; MELO, Manuela Costa. O brinquedo terapêutico e o impacto na hospitalização da criança: revisão de escopo. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, v. 21, n. 2, p. 173-80, 2021.

Downloads

Publicado

25-03-2025

Como Citar

SANTOS, M. P. dos, OLIVEIRA, C. S. de, & HARTWIG, S. V. (2025). A utilização do lúdico como estratégia de cuidado em saúde para crianças hospitalizadas. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19583

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)