A utilização do lúdico como estratégia de cuidado em saúde para crianças hospitalizadas
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19583Palavras-chave:
Criança hospitalizada, Atividades lúdicas, BrinquedotecaResumo
O projeto de Extensão Brincar – O melhor remédio sob o parecer n.º 0904/2024, vinculado ao curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), desenvolve ações lúdicas na brinquedoteca do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes (HRCAF), buscando reduzir os estressores vinculados ao processo de internação na infância. Tem como objetivo descrever a rotina das atividades lúdicas, a influência na aprendizagem dos extensionistas e a implementação da técnica do Brinquedo Terapêutico (BT) no espaço da brinquedoteca hospitalar. Trata-se de um relato de experiência sobre a percepção dos acadêmicos de enfermagem da UNEMAT - campus Cáceres. O projeto tem 20 anos de atuação, é formado por equipe multiprofissional e acadêmicos dos cursos da área da saúde que divididos em grupos com até três componentes e que juntos desenvolvem atividades de segunda a sexta-feira na brinquedoteca do HRCAF. Neste espaço os membros do projeto desenvolvem brincadeiras e atividades lúdicas que permitem a aproximação das crianças com o ambiente do hospital e a ressignificação do cuidado.
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