Extensão Rural Agroecológica: experiências para (trans)formação no Ensino Superior em Agroecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v9i.8157

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural. Extensão rural agroecológica. Saber dialógico

Resumo

A Agroecologia vem se constituindo como uma das bases de um novo paradigma de Desenvolvimento Rural e, nessa abordagem, a Extensão Rural é um instrumento fundamental no processo de construção de saberes: agentes da extensão rural são agentes de transformação. Este trabalho evidencia ações em Extensão Universitária, pautadas no conceito de Extensão Rural Agroecológica, que vêm acontecendo, por iniciativa de educandos, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (Campus Araras), desde 2009.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Oliveira AMARAL MELLO, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduação em Engenharia Agronômica pela UFSCar (2001), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Agronomia (Fitopatologia) pela USP . Pós Doutorado pela USP, (2008-2009) pesquisando as doenças causadas por fitoplasmas e em (2009-2013) estudando viroses fitopatogênicas. Atualmente é Professor Adjunto Nível III da Universidade Federal de São Carlos (CCA/UFSCar/Araras). Exerceu a função de vice coordenadora do curso de Bacharelado em Agroecologia de 2013 a 2016 e coordena o Programa de extensão: integrando ações em ensino-pesquisa-extensão, onde estão vinculados: o Coletivo de Estudos e Praticas em Agroecologia e Permacultura Pés vermelhos, o pátio de compostagem do CCA, entre outros. Orienta alunos na área de Fitopatologia e Agroecologia desde 2013.

Renata Evangelista de OLIVEIRA, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP (1997) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Estadual Paulista - FCA/UNESP (2011). Atualmente é Professora Adjunta (Professor Adjunto IV) do Departamento de Desenvolvimento Rural na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando nos cursos de Graduação em Agroecologia e de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural. Membro fundador da REBRE - Rede Brasileira de Restauração Ecológica. É membro integrante dos Grupos de Pesquisa (i) Resiliência e agricultura familiar na Amazônia e (ii) Agroecologia: Ciência, Prática e Movimento, cadastrados no CNPq. Atuou como membro de Conselhos Científicos no IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais), no Programa Cooperativo em Silvicultura de Nativas (até 2013) e no Grupo de Trabalho em Legislação e Políticas Públicas (até 2018). Sua atuação recente está relacionada à Agroecologia e Florestas, em projetos e atividades de pesquisa e extensão relacionados ao componente arbóreo e florestal em paisagens rurais e urbanas, nas seguintes linhas (i) Sistemas Agroflorestais; (ii) Restauração florestal e Silvicultura de espécies nativas; (iii) Legislação e políticas públicas; (iv) Agroextrativismo e manejo de produtos da sociobiodiversidade; (v) Agroecologia e Desenvolvimento rural. Revisora científica de periódicos nacionais. 

Downloads

Publicado

15-09-2020

Como Citar

AMARAL MELLO, A. P. de O., & OLIVEIRA, R. E. de . (2020). Extensão Rural Agroecológica: experiências para (trans)formação no Ensino Superior em Agroecologia. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 9, 1–7. https://doi.org/10.21284/elo.v9i.8157

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)