Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade

Autores/as

  • Letícia Silva Ferreira Universidade Federal de Lavras http://orcid.org/0000-0003-1248-3495
  • Viviane Santos Pereira Universidade Federal de Lavras
  • Vera Simone Schaefer Kalsing Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v7i1.320

Resumen

Este relato de experiência apresenta os desdobramentos de uma roda de conversa ocorrida em uma escola estadual de Lavras-MG. Objetivava-se com essa atividade promover entre os (as) discentes da referida instituição, a reflexão sobre os temas que também permeiam a sustentabilidade quais sejam, gênero e raça. A partir do vídeo "A História das Coisas", buscou-se pela problematização entre os (as) discentes de como as mulheres negras encontram-se excluídas dos processos de decisão na sociedade brasileira, uma vez que essas não atuam ativamente no processo de aquisição de bens e acumulação de capital sugerida pelo sistema capitalista em que estamos inseridos. Observou-se que realmente ainda há a percepção equivocada de que desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado à reciclagem e economia de recursos naturais, e que a equidade nas
relações sociais não é compreendida como parte de uma sociedade sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia Silva Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei - MG (UFSJ) no ano de 2011. Atuou como monitora do Departamento de Educação (DECED) da referida Universidade nas áreas de Literatura Infantil e Estágio Supervisionado em Gestão Pedagógica. Pós-graduada em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) no ano de 2014. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão do Departamento de Administração e Economia da UFLA. Possui experiência em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental tendo atuado como professora regente de turmas nos dois segmentos na rede pública e privada de ensino. Atualmente atua como Professora EBTT da Universidade Federal de Lavras no Núcleo de Educação da Infância (NEDI) e também atua como tutora a distância no curso de Pedagogia da UFLA. Integra o grupo de pesquisas NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância) e o GEPGR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Raça).

Viviane Santos Pereira, Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras - DAE/UFLA (orientação) -

Vera Simone Schaefer Kalsing, Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras - DCH/UFLA (orientação) - vera.kalsing@dch.ufla.br

Publicado

2018-09-03

Cómo citar

Ferreira, L. S., Pereira, V. S., & Kalsing, V. S. S. (2018). Gênero, raça e participação: percepção de discentes do Ensino Médio acerca da sustentabilidade. Revista ELO – Diálogos Sobre Extensión, 7(1). https://doi.org/10.21284/elo.v7i1.320

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a