A Hora do Campo: radiodifusão e espaços virtuais como ferramentas de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v13i.18377Palavras-chave:
Comunicação, Extensão universitária, Rádio, Redes sociaisResumo
Com o projeto “A Hora do Campo” objetivou-se promover e avaliar a efetividade do diálogo com a comunidade urbana e rural, utilizando o rádio e as redes sociais como ferramentas de comunicação. Os programas de rádio foram transmitidos semanalmente por meio de rádio comunitária do município de Barra - BA. As redes sociais (Instagram e Youtube) foram utilizadas para divulgação de informativos técnicos e entrevistas. Nos cinco anos do projeto de extensão foram realizados 141 programas de rádio. Na etapa de diálogos com a comunidade, foram ouvidas 200 pessoas, sendo 80% do sexo feminino. Do total de ouvintes, cerca de 30% são estudantes de graduação e 12% são produtores rurais, os quais consideram o projeto extremamente importante. A utilização das ferramentas de comunicação, por meio do rádio e redes sociais, no projeto de extensão “A Hora do Campo” é efetiva no compartilhamento e troca de saberes sobre assuntos relacionados à produção animal e vegetal, saúde única, meio ambiente e educação.
Downloads
Referências
BATISTELLA, Mateus; GUIMARÃES, Marcelo; MIRANDA, Evaristo Eduardo de; VIEIRA, Helen Rodrigues; VALLADARES, Gustavo Souza; MANGABEIRA, João Alfredo de Carvalho; ASSIS, Marta Camargo de. Monitoramento da expansão agropecuária na região
Oeste da Bahia. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2002.
BELTRÃO, Selma Lúcia Lira; NOTAROBERTO, Maria Clara Guaraldo; HEBERLÊ, Antônio Luiz Oliveira; ALEXANDRE, Daniela Bento; FALCÃO, Fernanda Cruz de Oliveira; ALMEIDA, Simone Lopes de; SILVA, José Moisés de Oliveira; CURADO, Fernando Fleury;
CAVALCANTE, Ricardo Moura Braga. Ações de comunicação para a convivência com o Semiárido brasileiro. Brasília: Embrapa, 2017.
BEZERRA, Silvio Gleisson; LIMA, Irenilda de Souza. Da radiodifusão à convergência midiática: a rádio web e os desafios para a comunicação rural no século XXI. Extensão Rural, v. 26, n. 2, p. 7-16, 2019.
CONDE, Evelyn Iris Leite Morales. Rádio ambiental: experiência extensionista na escola Marechal Rondon em Vilhena. Revista Ciência em Extensão, v. 9, n. 1, p. 192-205, 2013.
COSTA, Belarmino César Guimarães da. Comunicação e educação na era digital: reflexões sobre estética e virtualização. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 7, n. 19, p. 87-103, 2010.
CRUZ, Jose Anderson Santos; BIZELLI, José Luís. Docência para o ensino superior: inovação, informação e construção do conhecimento na era digital. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, v. 8, n. 1, p. 79-90, 2015.
DUARTE, Ricardo. Populações rurais e estudos sobre a comunicação na recepção midiática. Revista Extensão Rural, v. 21, n. 3, p. 44-72, 2014.
FERRARETTO, Luiz Artur; KISCHNHEVSKY, Marcelo. Rádio e convergência: uma abordagem pela economia política da comunicação. Revista FAMECOS, v. 17, n. 3, p. 173-180, 2010.
FERREIRA, Cláudia Regina; SILVA, Inara Souza da. Em foco TV: A extensão universitária e seu impacto na aprendizagem. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 3, p. 421-431, 2021.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio social: mapeando novas práticas interacionais sonoras. Revista FAMECOS, v. 19, n. 2, p. 410-437, 2012.
MARINHO, Cristiane Moraes; FREITAS, Helder Ribeiro; COELHO, France Maria Gontijo; CARVALHO NETO, Moisés Felix de. Porque ainda falar e buscar fazer extensão universitária? Revista de Extensão da UNIVASF, v. 7, n. 1, p. 121-140, 2019.
PIMENTEL, Marcello Leonardo; SOUZA, Tuani Cristine Lima de; TÁVORA, Gabriel Spinola Garcia; TURETTA, Ana Paula Dias. Mudanças de uso da terra e expansão da agricultura no Oeste da Bahia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Rio de Janeiro:
EMBRAPA Solos, 2011.
RODRIGUES, Andréia Lilian Lima; PRATA, Michelle Santana; BATALHA, Taila Beatriz Silva; COSTA, Carmen Lucia Neves do Amaral; PASSOS NETO, Irazano de Figueiredo. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação, v. 1, n. 16, p. 141-149, 2013.
QUIROGA, Anahi Machado; GOLEMBIEWSKI, Carlos; BADIN, Cristiane do Carmo; RIFFEL, Cristiane Maria; GONÇALVES, Daiana; SILVEIRA, Janete Jane Cardozo da; UGOLINI, Josiane. A contribuição da comunicação social na extensão universitária: A
experiência do programa “Para Saber Viver” da UNIVALI/SC. Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 1, p. 126-132, 2009.
SABBAG, Omar Jorge. Agro em destaque: Ciências agrárias nas ondas do rádio. Revista Ciência em Extensão, v. 17, p. 440-451, 2021.
SILVA, Maria Inês Gonçalves da; OLIVEIRA, Marcelo Leles Romarco de. As possibilidades da extensão rural pelas vias radiofônicas: uma análise do programa prosa rural. Extensão Rural, v. 27, n. 2, p. 7-24, 2020.
TOLEDO, Eliziário Noé Boeira; ZONIN, Valdecir José. Agricultura familiar em busca de renda monetária e a relativização da sustentabilidade. COLÓQUIO – Revista do Desenvolvimento Regional, v. 17, n. 4, p. 140-167, 2020.
VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa; ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de. Questões de comunicação na era digital: tecnologia, cibercultura e linguagem. E-scrita, v. 3, n. 2, p. 58-72, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.