Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Oikos: Família e Sociedade em debate, revista com periodicidade semestral, avaliada como A2 no Qualis Capes, está vinculada ao Departamento de Serviço Social, da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Destina-se à disseminação de trabalhos científicos inéditos desenvolvidos na área de conhecimento das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas que tragam contribuições teóricas, metodológicas e/ou análise empírica sobre as temáticas Política Social, Família e Sociedade capitalista. São aceitos artigos inéditos que apresentem consistência teórica e metodológica, demonstrando clara contribuição para os debates sobre família e sociedade capitalista em suas interfaces com políticas sociais, trabalho, movimentos sociais, questão social, dentre outros temas correlatos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os manuscritos submetidos à revista Oikos passam pelo sistema Double Review. Primeiramente, os trabalhos passam por uma avaliação preliminar dos editores (Desk Review), com a finalidade de verificar a adequação dos mesmos às normas de submissão (vide Diretrizes para autores), objetivos e à política editorial do periódico, assim como seu potencial de publicação. Nessa etapa, os manuscritos são rodados em um programa para verificar a porentagem de similaridade (plágio). Caso forem aprovados nessa etapa, os artigos seguem para o Double Blind Review (avaliação cega por pares). Nesta etapa, mantendo-se sigilo sobre a autoria, as contribuições encaminhadas serão analisadas por pares, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc pertencentes a diversas instituições do país e do exterior. Nos casos em que haja discrepância de pareceres, o trabalho será submetido a uma terceira apreciação. A decisão final sobre a publicação caberá à Comissão Científica que considerará a política e a oportunidade editorial. Esta será comunicada ao(s) autor(es) por e-mail. Para fins de avaliação, serão analisados os seguintes critérios:
- Relevância para a área;
- Originalidade;
- Consistência e clareza argumentativa;
- Coerência interna;
- Rigor conceitual;
- Observação de preceitos éticos;
- Qualidade científica.
A diretoria da Revista é soberana quanto ao aceite dos trabalhos e reserva-se o direito de recusar aqueles cujas solicitações dos pareceristas não foram atendidas. A Diretoria da Revista possui autonomia para publicação de artigo de pesquisadores convidados, de renome nacional ou internacional.
O tempo de submissão à decisão varia, pois depende da capacidade de resposta do contacto diário e/ou do requerente. Geralmente, uma decisão é tomada no prazo de quatro meses. Sempre que possível, a Oikos compromete-se com os seguintes prazos máximos em relação à data de submissão dos manuscritos:
1. Até 30 dias, para comunicar aos autores o resultado da revisão de admissão (desk review), que define se o manuscrito passará pelo processo de revisão do periódico;
2. Até 120 dias, para o encaminhamento aos autores do primeiro parecer de cada um dos revisores, no caso de manuscritos que tenham sido aceitos no desk review.
Periodicidade
O periódico é publicado semestralmente, podendo publicar uma edição especial anual.
Arquivamento da revista
O periódico Oikos utiliza o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar o arquivamento seguro e permanente do cachê da revista. LOCKSS é um software livre que sonda os websites da revista, armazena o conteúdo recém-publicado da revista e o distribui a biblioteca participantes. O sistema faz o arquivamento permanente da revista para a preservação e restauração do conteúdo. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
Política de Acesso Livre
O periódico Oikos disponibiliza acesso aberto, gratuito e imediato de seu conteúdo por qualquer pessoa. O livre acesso aos resultados de pesquisas científicas baseia-se na premissa de que o conhecimento científico é um bem público e, portanto, deve estar disponível a todos. Visando a uma maior democratização do conhecimento, a publicação de artigos no periódico também é totalmente gratuita, desde o processo de submissão até a publicação e acesso ao conteúdo.
Plano de Desenvolvimento Editorial (PDE) 2022 / 2025
A Revista Oikos estabeleceu as seguintes metas a serem alcançadas a curto e médio prazo.
1. Continuar contribuindo para a publicação de trabalhos produzidos em programas de pós-graduação, resenhas críticas, entrevistas com pesquisadores de grande relevância para o escopo da revista, bem como produções técnicas no campo das políticas sociais.
2. Continuar a expandir seu repositório para pesquisadores que buscam material revisado por pares (double-blind review) para publicação
3. Continuar a publicar chamadas para artigos com dossiês temáticos para incentivar a produção intelectual sobre temas específicos.
4. Rigor científico. Adotar critérios nacionais e internacionais rigorosos para manter um processo editorial ético e transparente.
5. Publicidade. Incentivar a publicação de artigos científicos relevantes para o desenvolvimento e aprofundamento da produção de conhecimento nacional e internacional.
6. Incentivar a submissão de artigos de autores estrangeiros e continuar a projetar o reconhecimento internacional da revista.
7. Submeter o periódico a indexadores internacionais ainda não conquistados.
8. Promover a Oikos e suas publicações em redes sociais, instituições acadêmicas, universidades, programas de pós-graduação, entre outros.
9. Traduzir os artigos para o espanhol e para o inglês.
Fontes de Apoio
- Departamento de Serviço Social https://ses.ufv.br/
- Universidade Federal de Viçosa
Histórico do periódico
A Revista OIKOS vêm sendo publicada ininterruptamente desde 1981 na forma impressa. Em 2011, passou a ser publicada exclusivamente na forma online.