Letramento e alfabetização na educação infantil: concepções e práticas pedagógicas de educadoras do pré-escolar de Ouro Preto - MG
Resumo
As exigências atuais de alfabetização reivindicam a formação de sujeitos que saibam,além de ler e escrever, fazer uso competente dessas habilidades de acordo com asdemandas sociais. Logo, este artigo, resultado do trabalho de conclusão do Curso deEspecialização em Práticas de Letramento e Alfabetização, discute essas práticasapresentadas por educadoras do pré-escolar da cidade de Ouro Preto, MG. Buscou-seconhecer a concepção das referidas educadoras acerca da alfabetização e do letramento,além de analisar suas considerações em relação às próprias práticas, visando favorecero desenvolvimento desses processos. Valendo-se das pesquisas bibliográfica edescritiva, foram levantados os dados pertinentes por meio de entrevistasemiestruturada gravada. Entrevistaram-se quatro educadoras que lecionavam na préescolade duas instituições de ensino da cidade. As análises evidenciaram que, em suaspráticas, essas educadoras trabalhavam a alfabetização de modo sistemático eintencional, enquanto o letramento era favorecido tanto de maneira intencional quantonão intencional.Palavras-chave: Educação infantil. Alfabetização. Letramento.
Palavras-chave: Educação infantil. Alfabetização. Letramento.
ABSTRACT
The present demands on alphabetization have asked the formation of individuals who, beyond reading and writing , use these skills according to the social necessities. Then, this paper, fruit of one conclusion course requisite on specialization on practices of alphabetization and literacy , have discussed these presented practices by teachers from pre-school phases in the town of Ouro Preto-MG. It was proposed knowing the conception of the referred teachers about the alphabetization and the literacy as well as their considerations about their proper practices targeting the improving the development of these processes. Using descriptive and bibliographical researches , the pertinent data were raised through one semi-structured and recorded interview. Four teachers who work in two pre-school institutions of this town were interviewed . The analyses have evidenced that , in their practices, they work the alphabetization systematically and intentionally, the literacy is supported both intentionally and non-intentionally.
Keywords: Children education. Alphabetization. Literacy.
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