Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • O texto do trabalho deve ter passado por uma revisão detalhada, garantindo a clareza e a correção da redação.
  • A identificação da autoria do trabalho deve ser removida do texto. Da mesma forma, deve ser removida a autoria do arquivo Word, entrando em “Propriedades”, aba “Detalhes”, abrindo “Remover Propriedades e Informações Pessoais”, marcando “Remover as seguintes Propriedades deste Arquivo”, selecionando “Autores” e “Salvo por”, e confirmando. Assim se garantirá o critério de sigilo da revista, assegurando o processo de avaliação cega por pares.
  • As referências ao final do artigo devem obedecer às normas da ABNT e os nomes dos autores das obras citadas devem ser apresentados por extenso (sem abreviações).
  • O texto deve ser inserido no Template correspondente à Artigo/Relato de Experiência ou Resenha, seguindo toda a formatação e norma estabelecida pela Revista. A submissão no formato do Template é obrigatória.
  • Os Templates são encontrados no menu de mesmo nome.

Diretrizes para Autores

  1. A Revista ELO aceita trabalhos nas seguintes modalidades:

1.1. ARTIGO: resultado de atividade de extensão universitária, podendo articular atividade de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual.

1.1.1. O artigo deverá ter entre 15 e 25 páginas de texto, incluindo os anexos e as referências, acrescidas de no máximo 5 ilustrações.

1.2. RELATO DE EXPERIÊNCIA: trabalhos que descrevem projetos ou programas de extensão universitária.

1.2.1. O relato deverá ter entre 5 e 8 páginas de texto, incluindo os anexos e as referências, acrescidas de no máximo 3 ilustrações.

1.3. RESENHAS: resenha crítica de obra relacionada às áreas temáticas da Revista ELO, publicada nos últimos dois anos.

1.3.1. A resenha deverá ter entre 3 e 5 páginas de texto, incluindo os anexos e as referências, quando houver, acrescidas de no máximo 1 ilustração.

  1. NORMAS PARA SUBMISSÃO DO MANUSCRITO

Nota: Acesse o arquivo modelo, no menu Template, para seguir as normas estabelecidas, pois é nesse arquivo que deverá ser submetido o manuscrito.

2.1. A Revista ELO publica somente trabalhos inéditos, originais e que não estejam em avaliação em nenhum outro periódico simultaneamente. Os autores devem declarar essas condições no processo de submissão, preenchendo o Termo de responsabilidade no ato da submissão. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea em outro periódico o trabalho será desconsiderado.

2.2. Título: as contribuições do tipo “Artigo” e “Relato de Experiência”, nos idiomas português, inglês e espanhol. O título deve ser conciso e informativo. Nas contribuições do tipo “Resenha” será o mesmo título da obra resenhada e em nenhum caso deverá se propor uma tradução nem para o inglês nem para o espanhol, tal como consta no Template de cada tipo.

2.3. Resumo: as contribuições do tipo “Artigo” e “Relato de Experiência” devem ser acompanhadas de resumo. Estes devem explicitar o objeto, objetivos, metodologia/procedimentos, principais resultados e conclusões. Cada resumo pode ter no máximo, 1.000 caracteres com espaço. As contribuições do tipo “Resenha” não devem ser acompanhadas de resumo da obra resenhada.

2.4. Os resumos, em inglês e espanhol, devem ser a versão exata do texto do resumo e devem obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguidos da tradução exata das Palavras-Chave.

2.5. Área temática: Após as palavras-chave do resumo em português, deverão ser informadas, pelo menos, 1 área temática na qual o trabalho está inserido ou com a qual o trabalho tem relação (Agroecologia, Associativismo, Cooperativismo, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Gênero, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Ruralidade, Saúde, Segurança Alimentar, Tecnologia, Teorias e Metodologias em Extensão, Trabalho, Territorialidade).

2.6. As notas devem ser de fim de texto.

  1. Corpo do texto

3.1 Se remeter ao Template Artigo/Relato de Experiência ou Resenha e seguir as normas detalhadas. Para maior facilidade, deve-se manter a formatação pré-estabelecida neles.

3.2. O corpo do Artigo e do Relato de Experiência deverá conter: Título em português, Resumo em português, Palavras-chave em português, área temática em português; Título em inglês, Resumo em inglês, palavras-chave em inglês; Título em espanhol, Resumo em espanhol, palavras-chave em espanhol; introdução; objetivos; metodologia; resultados e discussão; conclusões e referências. Para a Resenha deverá conter: Título em português, inglês e espanhol, sendo este o nome da obra resenhada, não traduzir o título original da obra resenhada e, independentemente da língua na qual estiver publicada; e resenha em português, conforme template adequado.

3.3. Os subtópicos devem estar com apenas a primeira letra em maiúsculo e sem recuo, e em negrito.

3.4. As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitadas em corpo 10 e sem as aspas.

  1. Ilustrações:

4.1. As ilustrações podem ser tipo: Figura, Tabela, Quadro, etc.

4.2. O número de ilustrações deve seguir o especificado no item 1, se atentando para o gênero em questão.

4.3. As fotos devem ser de boa resolução. No caso de gráficos, devem-se usar pontilhados, quadriculados, ou outro tipo de preenchimento em substituição de cores.

4.4. As ilustrações devem aparecer após sua citação no texto, numeradas com algarismos arábicos.

4.5. Figuras referem-se a gráficos, desenhos, mapas, fotos, esquemas, fórmulas e outras. Tabelas são informações tratadas estatisticamente; Quadros apresentam informações textuais agrupadas em colunas.

4.6. A legenda das Figuras deve ser breve e clara dispensando consulta ao texto.

4.7. A legenda deve ser localizada abaixo de cada Figura, precedida da palavra designativa e o número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos. (Figura 1: título; Figura 2: título; Figura 3: título).

4.8. Nas Tabelas e nos Quadros o título é posicionado acima do quadro ou da tabela, precedido da palavra designativa e o número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos. (Tabela 1: título; Quadro 2: título). A fonte deve ser colocada depois (abaixo) do quadro ou tabela.

4.9. As tabelas e quadros devem ser elaboradas no mesmo editor de texto utilizado para digitação do manuscrito.

 

  1. Fontes de financiamento

5.1. Os/As autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional público ou privado, para a realização do projeto/estudo.

5.2. Quando as atividades/estudo tiverem sido realizadas sem recursos financeiros institucionais públicos e/ou privados, os/as autores/as devem declarar que a atividade/pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.

 

  1. Agradecimentos

Os/As autores/as poderão mencionar ao final do manuscrito e antes das Referências bibliográficas instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da atividade/pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o projeto/estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores. O texto deve ter, no máximo, 500 caracteres com espaço.

 

  1. Referências:

As referências, no corpo do texto, devem ser apresentadas no sistema autor-data, de acordo com a NBR-10520 da ABNT.

As referências citadas no texto deverão ser listadas ao final do artigo em ordem alfabética e deverão seguir as normas da NBR-6023/2018 da ABNT. Nas referências, os destaques devem ser em itálico.

 

  1. Envio dos manuscritos:

8.1. Os manuscritos devem ser enviados eletronicamente por meio eletrônico www.elo.ufv.br

8.2. O arquivo com o texto do manuscrito deve estar no formato DOC (Microsoft Word). 

 

  1. Fases de avaliação:

9.1. Uma vez submetido o manuscrito à Revista ELO, inicialmente ele é avaliado pelo editor-chefe quanto à adequação às modalidades de publicação da revista, conforme item 1 (parecer formal).

9.2. Estando de acordo com as modalidades, o manuscrito é avaliado pelo setor de Gestão da Revista quanto à forma. Para não haver atrasos na tramitação do trabalho, sugerimos a leitura atenta e a rigorosa observação das instruções quanto à submissão dos manuscritos. 

9.3. Após a avaliação quanto à forma, o manuscrito é submetido à avaliação de mérito. Cada manuscrito é avaliado por, no mínimo, dois/duas pareceristas, em um processo de pares cegos.

9.4. Os pareceres emitidos pelos/as avaliadores são compatibilizados pelo corpo editorial da Revista e o resultado da avaliação (aceito sem modificações, aceito com sugestões de modificações, rejeitado com sugestões de ressubmissão ou rejeitado) é enviado aos/às autores/as.

9.5. Aceito o manuscrito, ele é encaminhado aos autores para revisão linguística e formatação, seguindo sempre o Template.

9.6. Os/as autores/as deverão aceitar a Declaração de Direitos Autorais como parte do processo de submissão.

 

Classificação Qualis Periódicos 2017-2020 - B1

 

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