CARACTERIZAÇÃO DE FRUTOS DE DIFERENTES ESPÉCIES DE MARACUJAZEIRO

Laísse Danielle Pereira, Karminne Dias do Valle, Lásara Kamila Ferreira de Souza, Elionai Feitosa Paiva, Cecília de Castro Bolina, Edésio Fialho dos Reis, Alejandro Hurtado Salazar, Danielle Fabíola Pereira da Silva

Resumo


O maracujá é um fruto tropical que tem grande aceitabilidade e o seu cultivo possibilita diversificação dos cultivos e contribui para geração de renda. Objetivou-se com este trabalho avaliar as características físicas de frutos de três espécies de maracujazeiro produzidas no sudoeste de Goiás. Os frutos utilizados no experimento foram provenientes da Estação Experimental Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí. Frutos com maturação fisiológica completa foram colhidos sendo utilizado como critério a mudança da coloração da epiderme da cor verde para a cor amarela. Posteriormente foram encaminhados ao laboratório e avaliados quanto à massa fresca, massa da epiderme e massa da polpa, comprimento, diâmetro, relação entre o comprimento e o diâmetro, espessura da epiderme, atributos de cor da epiderme e polpa, teor de sólidos solúveis e rendimento de suco. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três tratamentos correspondendo aos genótipos Passiflora edulis flavicarpa (cultivar comercial FB 200), Passiflora edulis flavicarpa (maracujazeiro-azedo) e Passiflora alata (maracujazeiro-doce), com quatro repetições, sendo dez frutos por parcela experimental. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste de Tukey, em nível de 5% de probabilidade. Frutos da cultivar FB200 apresentaram maior diâmetro e maior rendimento de suco. Frutos de Maracujazeiro-doce obtiveram menor tamanho e, consequentemente, menor rendimento de suco. Frutos de maracujazeiro-azedo obtiveram maior tamanho e não diferiu de frutos do Maracujazeiro-doce quanto ao no rendimento de suco.


Palavras-chave


Passiflora edulis f. edulis Sims, Passiflora alata, qualidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21206/rbas.v8i2.502

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2236-9724, ISSN Impresso 2317-5818, ISSN Cd rom 2178-5317