AVALIAÇÃO AGRONÔMICA E ECONÔMICA DO USO DE FERTILIZANTES POTÁSSICOS NA CULTURA DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v10i1.10525Palavras-chave:
custo operacional total, KCL, produtos encapsulados, Zea maysResumo
A utilização de cloreto de potássio revestido pode proporcionar maior absorção deste elemento resultando na alteração dos componentes de rendimento e produtividade. Diante disso, o objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência agronômica e econômica da utilização de cloreto de potássio convencional (KCl), cloreto de potássio revestido com polímeros (KRP) e a combinação de ambos, na produtividade da cultura do milho. O experimento foi em Santa Rosa do Sul - SC, num delineamento em blocos casualizados com três repetições. Os tratamentos avaliados foram: Testemunha (sem adubação potássica); 100% da dose recomendada de K na forma de KCl; 100% da dose recomendada de K na forma de KRP; Combinação de 80% de KCl e 20% de KRP; Combinação 60% de KCl e 40% de KRP; Combinação de 40% de KCl e 60% de KRP. Os fertilizantes assim como suas combinações não afetaram o teor de clorofila foliar, diâmetro de colmo, altura de inserção de espiga, componentes de rendimento, produtividade ou eficiência de uso do nutriente na cultura do milho. Entretanto, verificou-se que a combinação de 60% de KCl e 40% de KRP resultou em maior margem bruta de lucro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.