IMPLEMENTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM AGROINDÚSTRIA DE DOCES SITUADA NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v13i01.15970Palavras-chave:
Boas Práticas de Fabricação, Agroindústria, Manipuladores, Manual de Boas Práticas, Treinamento de Boas Práticas de FabricaçãoResumo
As Boas Práticas de Fabricação são diretrizes estabelecidas pela legislação brasileira que as empresas processadoras de alimentos e as prestadoras de serviço na área devem seguir para contribuir com a garantia da qualidade dos alimentos produzidos. Este trabalho teve como objetivo acompanhar a produção dos doces de banana e de goiaba de uma Agroindústria de Doce e, a partir dos hábitos e das rotinas identificados pela aplicação da Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação estabelecida pela RDC nº 275 de 2002, elaborar o Manual de Boas Práticas de Fabricação e desenvolver e aplicar o Treinamento de Boas Práticas de Fabricação para os manipuladores de alimentos. Pelos resultados do estudo, observou-se uma classificação geral de enquadramento da empresa no Grupo II (51 à 75% de atendimento dos itens), pois obteve 59,3% de conformidades dos itens avaliados segundo a Lista de Verificação da referida legislação. Já os percentuais de conformidade com os requisitos dento dos cinco blocos descritos na Lista de Verificação, foram: Equipamentos e Utensílios (78,9%), Produção e Transporte do Alimento (77,8%), Edificações e Instalações (68,7%), Manipuladores (28,6%) e Documentação (0%). Diante dos resultados, após a elaboração e execução de um plano para correção das não-conformidades nos dois blocos de piores desempenhos, foi elaborado o Manual de Boas Práticas e em seguida ministrado o Treinamento de Boas Práticas de Fabricação para os manipuladores. Com essa pesquisa, foi possível concluir que a Lista de Verificação da RDC 275/2002 mostrou-se eficaz para a obtenção do diagnóstico higiênico sanitário das rotinas da agroindústria, assim como no direcionamento das ações adotadas para a implementação das boas práticas de fabricação da empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.