GONGOCOMPOSTO: SUBSTRATO ORGÂNICO PROVENIENTE DE RESÍDUOS DE PODA PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE

Autores

  • Nathalia Oliveira Cruz Bugni Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Mestra em Fitotecnia
  • Luiz Fernando de Sousa Antunes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Mestre em Agronomia│Ciência do Solo│UFRRJ
  • José Guilherme Marinho Guerra Embrapa Agrobiologia - Pesquisador
  • Maria Elizabeth Fernandes Correia Embrapa Agrobiologia - Pesquisadora

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v9i3.8107

Palavras-chave:

Resíduos orgânicos, gongolos, substrato orgânico, Agroecologia.

Resumo

O substrato constitui-se em um dos fatores limitantes à produção de mudas, tornando-se importante o constante desenvolvimento de tecnologias que possibilitem produzir substratos a partir de materiais renováveis e de baixo custo. Este trabalho objetivou avaliar a eficiência dos substratos orgânicos obtidos pela gongocompostagem mediada pelo diplópode Trigoniulus corallinus, na produção de mudas de alface crespa. Os resíduos empregados na gongocompostagem foram os galhos finos e folhas de quatro espécies arbóreas: Terminalia catappa (Amendoeira), Licania tomentosa (Oiti), Senna siamea (Cassia), Albizia lebbeck (Albizia), os quais foram compostados por 120 dias. Os substratos gerados foram caracterizados quanto às suas propriedades físicas, físico-químicas e químicas. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com 12 tratamentos e cinco repetições, dispostos em arranjo fatorial 6x2 (substratos com e sem adição de farelo de mamona). Aos 21 dias após a semeadura avaliou-se a massa fresca e seca da parte aérea, massa fresca e seca de raízes, o vigor da muda e estabilidade do torrão. A análise física e química dos gongocompostos revelou que as características se encontravam dentro de níveis adequados ao emprego como substratos. Os gongocompostos proporcionaram crescimento de parte aérea e de raízes  semelhantes entre si, todavia, quando o farelo de mamona foi adicionado aos gongocompostos, as produções de parte aérea e de raízes foram otimizadas, sobretudo no substrato constituído de Licania tomentosa e Albizia lebbeck, que proporcionou a obtenção de mudas com vigor maior do que o substrato SIPA e menor apenas do que o substrato comercial avaliado.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Oliveira Cruz Bugni, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Mestra em Fitotecnia

Mestre em Fitotecnia na área de Agroecologia pela UFRRJ, realizou suas pesquisas na Fazendinha Agroecológica Km 47 - Embrapa Agrobiologia.Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2015. Durante a graduação desenvolveu sua iniciação científica na área de Química da Rizosfera, sendo bolsista pela FAPERJ e contribuindo com o projeto Petro Bio Girassol, Mamona e Pinhão-Manso no Semiárido, com foco em Agricultura familiar, financiado pela Petrobrás. Atuou também na Prefeitura do Rio de Janeiro, com foco em Paisagismo Urbano e Meio Ambiente e foi monitora da disciplina de Controle de Qualidade de Produtos Agropecuários. 

Luiz Fernando de Sousa Antunes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Mestre em Agronomia│Ciência do Solo│UFRRJ

Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia pela UFRRJ, desenvolvendo projetos de pesquisas voltados à Agroecologia. Mestre em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017), graduou-se em Engenharia Agronômica pela mesma Universidade no ano de 2015 e também possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Módulo (2009). Foi bolsista de iniciação científica por dois anos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Agrobiologia, com experiência em triagem e monitoramento da fauna do solo, compostagem de resíduos orgânicos e produção de mudas de hortaliças em bandejas com substratos orgânicos.

 

José Guilherme Marinho Guerra, Embrapa Agrobiologia - Pesquisador


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), mesma instituição em que cursou o doutorado em Agronomia - Ciência do Solo (1993). É pesquisador A da Embrapa Agrobiologia, pesquisador 1-D no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq), professor na Universidade Federal Rural do Rio de janeiro no Programa de Pós-graduação em Fitotecnia e no Programa de Pós-graduação em Agricultura Orgânica, no qual leciona a disciplina "Gestão da Biomassa vegetal em Sistemas Orgânicos de Produção". Orienta alunos de mestrado e de doutorado. Atua na área de agricultura orgânica com ênfase em adubação verde e olericultura orgânica. É bolsista do programa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e de produtividade no CNPq, coordenando projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados por estas instituições. Coordena um grupo de pesquisa em agricultura orgânica no diretório do CNPq. Apoia ações de pesquisa e de socialização do conhecimento junto a agricultores orgânicos e agroecológicos em parceria com associações, articulações e outros grupos organizados.

Maria Elizabeth Fernandes Correia, Embrapa Agrobiologia - Pesquisadora

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Fauna de Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, ecotoxicologia de solos e agroecologia 

Referências

ANILKUMAR, C. et al. Evaluation of millicompost versus vermicompost. Current Science, v.103, n.2, p.140-143, Jul. 2012.

ANTUNES, L. F. DE S.; SCORIZA, R. N.; FRANÇA, E. M.; SILVA, D. G. DA; CORREIA, M. E. F.; LEAL, M. A. DE A.; ROUWS, J. R. C. DESEMPENHO AGRONÔMICO DA ALFACE CRESPA A PARTIR DE MUDAS PRODUZIDAS COM GONGOCOMPOSTO. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS), v. 8, n. 3, p. 57–65, 2018.

ANTUNES, L.F.S. Produção de Gongocompostos e sua Utilização como Substrato para Mudas de Alface. 2017. 73p. Dissertação de Mestrado em Agronomia – Ciência do Solo. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica- RJ, 2017.

ANTUNES, L. F. S.; SCORIZA, F. N.; SILVA, D. G.; FERNANDES, M. E. C. Production and efficiency of organic compost generated by millipede activity. Ciência Rural, Santa Maria-RS, v. 46, n.5, p.815-819, 2016.

ARAÚJO NETO, S.E.; AZEVEDO, J.M.A.; GALVÃO, R.O.; OLIVEIRA, E.B.L.; FERREIRA, R.L.F. Produção de muda orgânica de pimentão com diferentes substratos. Ciência Rural, v.39, n.5, 2009.

BARATTA JUNIOR, A.P. Utilização do composto de resíduos da poda da arborização urbana em substratos para produção de mudas. Dissertação de mestrado. Seropédica: UFRRJ, 2007. 53p. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais). Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2007.

CAMPBELL, S. Manual de compostagem para hortas e jardins: como aproveitar bem o lixo orgânico doméstico. São Paulo. Nobel, 1999, 149p.

COSTA, E.; SANTO, T. L. E.; SILVA, A. P.; SILVA, L. E.; OLIVEIRA, L. C.; BENETT, C. G. S.; BENETT, K. S. S. Ambientes e substratos na formação de mudas e produção de frutos de cultivares de tomate cereja. Horticultura Brasileira. v. 33. n. 1. p. 110-118. 2015.

CRUZ, F. A. DA. Instalação e calibração de lisímetro de pesagem e determinação da evapotranspiração de referência para a região de Seropédica-RJ. 2005. 65p., (Dissertação, mestrado em Fitotecnia), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2005.

DIAS, J. E. Monitoramento do uso da terra e dos níveis de nutrientes no solo Sistema Integrado de Produção Agroecológica utilizando geoprocessamento. Tese (Doutorado em Fitotecnia). Departamento de Fitotecnia, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 111 p. 2007.

EMBRAPA. Manual de laboratórios: solo, água, nutrição, animal e alimentos. São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2005. 334p.

FERMINO, M.H. Métodos de análise para caracterização física de substratos para plantas. 2003. 81f. Tese (Doutorado em Fitotecnia) – Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

FERREIRA, D. F. SISVAR: um programa para análises e ensino de estatística. Revista Symposium (Lavras), v. 6, p. 36-41, 2008.

FRANZIN, S.M.; MENEZES, N.L.; GARCIA, D.C.; SANTOS, O.S. Efeito da qualidade das sementes sobre a formação de mudas de alface. Horticultura Brasileira, Brasília, v.23, n.2, p.193-197, 2005.

GONÇALVES, J. L. M.; POGGIANI, F. Substrato para produção de mudas florestais. In: SOLO-SUELO- CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DO SOLO, 13, 1996. Águas de Lindóia-SP. Relação de trabalhos. Águas de Lindóia: SLCS/SBCS/ESALQ/USP/CEA-ESALQ/USP/SBM, 1996. 1 CD ROM.

GRUSZYNSKI, C. Resíduo agro-industrial "casca de tungue" como componente de substrato para plantas. Porto Alegre: UFRGS. 2002. p. 41. (Tese mestrado).

KÄMPF, AN. Seleção de materiais para uso como substrato. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE SUBSTRATOS PARA PLANTAS, 1. Substratos para plantas: a base da produção vegetal em recipientes. Porto Alegre: Genesis, p. 139 -145, 2000.

KARTHIGEYAN, M.; ALAGESAN, P. Millipede composting: a novel method for organic waste recycling. Recent Research in Science and Technology, v.3, n.9, p.62-67, 2011.

KEENER, H. M.; ELWELL, D. L., MONNIN, M. J. Procedures and equations for sizing of structures and windrows for composting animal mortalities. Applied Engineering in Agriculture, v. 6, p. 681-692, 2000.

KRATZ, D. Substratos renováveis na produção de mudas de Eucalyptus benthamii Maiden et Cambage e Mimosa scabrella Benth [dissertação]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2011.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA). Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). Instrução Normativa SDA Nº 17 de 21 de maio de 2007. Métodos Analíticos Oficiais para Análise de Substratos e Condicionadores de Solos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 de maio 2007. Seção 1, p.8.

NELSON, D.W.; SOMMERS, L.E. Total carbon, organic carbon, and organic matter. In: SPARKS, D.L. et al. (Eds.). Methods of Soil Analysis. Madison: SSSA and ASA. 1996. 983 p.

OLIVEIRA, E.A.G. Desenvolvimento de substratos orgânicos, com base na vermicompostagem, para produção de mudas de hortaliças em cultivo protegido. Dissertação de mestrado. Seropédica: UFRRJ, 2011. 78 p.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade do Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/5560381/4146113/PDAUtotal5.pdf> Acesso em: 06 Nov. 2016.

SILVA JÚNIOR, J. V.; CAVALCANTE, M.Z.; BRITO, S.L.S.; AVELINO, R.C.; CAVALCANTE, I.H.L. Aproveitamento de materiais alternativos na produção de mudas de tomateiro sob adubação foliar. Revista Ciência Agronômica, v. 45, n. 3, p. 528-536, 2014.

SOUZA, E. G. F.; BARROS JÚNIOR, A. P.; SILVEIRA, L. M.; SANTOS, M. G.; SILVA, E. F. Emergência e desenvolvimento de mudas de tomate IPA 6 em substratos. Contendo esterco ovino. Revista Ceres. v. 60. n. 6. p. 902-907. 2013.

STEFFEN, G. P. K.; ANTONIOLLI, Z. I.; STEFFEN, R. B.; MACHADO, R. G. Casca de arroz e esterco bovino como substratos para a multiplicação de minhocas e produção de mudas de tomate e alface. Acta Zoológica Mexicana. Número especial 2. p. 333-343. 2010.

TAÍZ, L.; ZIEGER, E. Fisiologia vegetal. 3ed., Porto Alegre: Artemed, 2004, p.719.

THAKUR, P.C. et al. Comparative study of characteristics of biocompost produced by millipedes and earthworms. Advances in Applied Science Research, v.2, n.3, p.94-98, 2011.

Downloads

Publicado

2019-11-24

Como Citar

Bugni, N. O. C., Antunes, L. F. de S., Marinho Guerra, J. G., & Fernandes Correia, M. E. (2019). GONGOCOMPOSTO: SUBSTRATO ORGÂNICO PROVENIENTE DE RESÍDUOS DE PODA PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE. Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 9(3). https://doi.org/10.21206/rbas.v9i3.8107

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)