EFEITO DO USO DA ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA EM UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO DISTRÓFICO SOB CULTIVO DE PASTAGEM

  • William Luiz de Souza Discentes, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.
  • Iorrano Andrade Cidrini Discentes, Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.
  • Mateus José Inácio de Abreu Discente, Curso de Graduação em Zootecnia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Rio Pomba, MG, Brasil.
  • Onofre Barroca de Almeida Neto Docente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Rio Pomba, MG, Brasil.

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito do descarte de água residuária de suinocultura (ARS) sobre os parâmetros químicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico sob cultivo de pastagens e determinar uma dose máxima para utilização. A área experimental era ocupada pela forrageira Pennisetum purpureum cv. BRS Kurumi. O experimento teve início em 19 de setembro de 2013, com duração de 93 dias (quatro ciclos de produção da forrageira).  Foram realizadas quatro aplicações de 0, 15, 30, 45, 60 litros de ARS nas parcelas, dosagens que correspondiam a 0, 100, 200, 300 e 400 m³.ha-1 de ARS, respectivamente. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Ao final do período experimental, amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0 a 20 e 20 a 40 cm para determinação dos parâmetros químicos. Em ambas as camadas avaliadas, a aplicação da ARS implicou no aumento linear (p<0,10) nos parâmetros Na+, ISNa e PST. O fósforo disponível no solo, na camada de 0 a 20 cm, apresentou um comportamento quadrático com ponto de máxima em 271 m³.ha-1 de ARS, podendo ser atribuída como dose máxima a ser aplicada. Acima disso, o maior acúmulo de sódio reduz a porosidade superficial, provocando elevação das perdas horizontais de fósforo e, ainda, causar danos ambientais. A aplicação de ARS aumenta a sodicidade do solo e as perdas horizontais de fósforo, recomendando-se utilizar doses de até 271 m³.ha-1.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-11-24
Como Citar
Souza, W. L. de, Cidrini, I. A., Abreu, M. J. I. de, & Almeida Neto, O. B. de. (2019). EFEITO DO USO DA ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA EM UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO DISTRÓFICO SOB CULTIVO DE PASTAGEM. Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 9(3). https://doi.org/10.21206/rbas.v9i3.8189
Seção
Artigos