INDICAÇÕES DE DATAS DE SEMEADURA PARA A SOJA E O MILHO SAFRINHA EM ANOS DE EL NIÑO E LA NIÑA CANÔNICOS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ, ESTADO DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v10i1.9684Palavras-chave:
ENOS, déficit hídrico, biomassaResumo
O El Niño Oscilação Sul é o fenômeno natural de maior impacto nas oscilações climáticas de escala interanual e têm sido associado a variações nos rendimentos agrícolas de várias regiões do mundo. O objetivo do estudo foi definir as melhores datas de semeadura para a soja e o milho safrinha durante eventos do El Niño (ENC) e La Niña Canônicos (LNC) em função da redução de produção de biomassa das culturas no município de Chapecó. Dados meteorológicos de 1982 a 2015 foram utilizados no software Aquacrop 6.1 para estimar a produção de biomassa da soja, de ciclo precoce e normal, em diferentes datas de semeadura de 1º de outubro (1º/10) a 1º de dezembro (1º/12). Para o milho, as simulações consideraram variedade de ciclo precoce e semeaduras feitas entre 1º de janeiro (1º/1) e 1º de fevereiro (1º/2), espaçadas em decêndios. Em ambas as culturas, a semeadura foi simulada para solos de textura média e argilosa. Independente do tipo de solo, em anos de ENC a data de semeadura mais indicada para a soja foi em 1º/10 (ciclo precoce) e 1º/12 (ciclo normal), enquanto que para o milho a que se mostrou mais vantajosa foi a do dia 10/1. Em anos de LNC, a data de semeadura da soja que apresentou resultado mais satisfatório, para ambos os ciclos e solos, foi a do dia 1º/12. Para o milho, também em anos de LNC, a data de semeadura mais indicada foi o dia 10/1.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.