FATORES DETERMINANTES DA TOMADA DE DECISÃO PARA O CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM UMA FEIRA LIVRE

Authors

  • Ilton Belchior Cruvinel PUC Goiás/FASAM
  • Daneil Staciarini Corrêa Doutor. Professor da Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Nelson Jorge da Silva Junior Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás
  • Joelmir Feliciano
  • Rogério José de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v7i2.392

Abstract

Cada vez mais se desenvolve a consciência da importância do consumo de produtos orgânicos. Tal falta pode ser observado na crescente abertura de feiras livras especializadas nesse tipo de produto.
O presente artigo objetivou analisar os fatores associados ao processo de tomada de decisão de compra de produtos orgânicos por consumidores de uma feira livre na cidade de Goiânia-GO. Realizou-se de
um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. Foram entrevistadas 84 pessoas. Utilizou-se de estatística inferencial com testes não paramétricos. Para todos os testes estatísticos, utilizouse
como nível de significância, os valores iguais ou menores a 0,05. Os resultados mostraram um perfil de consumidor com predominância do sexo feminino, idade média de 43 anos, casado, com ensino superior,
renda familiar média de 8,3 salários mínimos e que consome produtos orgânicos de três a sete vezes por semana. Os principais fatores determinantes para a tomada de decisão de compra dos produtos orgânicos foram a preocupação com a saúde, com o meio ambiente e com a qualidade dos produtos. Foi possível verificar um interesse crescente do consumidor por alimentação orgânica e, Consequentemente, saudável e sustentável.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ilton Belchior Cruvinel, PUC Goiás/FASAM

Mestre. Professor da FASAM.

Daneil Staciarini Corrêa, Doutor. Professor da Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás - UFG

Nelson Jorge da Silva Junior, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Doutor. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Joelmir Feliciano

Mestre. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, UFG e FASAM.

Rogério José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Doutor em Sociologia, Pós-doutorando em Ciências da Saúde, Professor Adjunto do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

References

ABREU, Andréia; SANTOS, Andréia; MORELI, Ana C.; BOLDORINI, Thais A. Produtos orgânicos: uma análise com o enfoque nos industrializados e sua comercialização no varejo. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO ADMINISTRAÇÃO, 9. Anais. 2013. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/2012/30/2012_30_5009.pdf. Acesso em: 28/12/2015.

ADAO - ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA ORGÂNICA EM GOIÁS. Nossas escolhas fazem a diferença sim!. Goiânia, ADAO, 2008. Disponível em: http://adaogoias.blogspot.com.br/2008/07/nossas-escolhas-fazem-sim-diferena.html. Acesso em: 10/11/2015.

BRAGA JÚNIOR, Sérgio. S. B., VEIGA NETO, Alípio R. V.; MORAES, Nelson R. Atributos de estilo de vida do consumidor relacionados ao consumo de produtos orgânicos no varejo especializado. Revista Brasileira de Marketing, v.13, n.5, p.036-046, 2014

BRANDÃO, Antônio A.; COSTA, Cândido A.; GALIZONI, Flávia M.; CAVALCANTE, Thâmara F. M.; NEVES, Ághata. C. Perfil socioeconômico dos consumidores de hortaliças em feiras livres na microrregião de Januária. Horticultura Brasileira, v. 33, n.1, p.119-124, 2015.

BUAINAIN, Antônio M.; BATALHA, Mário O.?Agronegócios: cadeia produtiva de produtos orgânicos vol. 5. Brasília, IICA/MAPA/SPA, 2007. 110p.

CASTAÑEDA, Marcelo. Ambientalização e politização do consumo nas práticas de compra de orgânicos. Caderno Centro de Recursos Humanos, v. 25, n. 64, p. 147-60, 2012.

CRUVINEL, Ilton B.; MORAIS, Thais S.; DE SOUSA, Flávia C. Interferência Do Merchandising e do Marketing Verde no comportamento dos consumidores. Revista Cientifica Ciência e Cultura, v. 1, n. 1, p. 23-40, 2015.

DAROLT, Moacir Roberto. Alimentos orgânicos: um guia para o consumidor consciente. 2. ed. Londrina: IAPAR, 2007. 40p.

DE AZEVEDO, Eliane; SCHMIDT, Wilson; KARAM, Karen F. Agricultura familiar orgânica e qualidade de vida: um estudo de caso em Santa Rosa de Lima, SC, Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 6, n. 3, p. 81-106, 2011.

VAN-DOORN, Jenny; VERHOEF, Peter C. Drivers of and barriers to organic purchase behavior. Journal of Retailing, v. 91, n. 3, p. 436-50, 2015.

FARO, Pedro L. D. Produtos Orgânicos: um estudo sobre os motivos que influenciam a decisão de compra do consumidor na cidade do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

FREITAS, Henrique; OLIVEIRA, Mírian; SACCOL, Amarolinda Z.; MOSCAROLA, Jean. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, v. 35, n. 3, p. 105-12, 2000.

FRONTEIRA, Inês. Estudos observacionais na era da medicina baseada na evidência: breve revisão sobre a sua relevância, taxonomia e desenhos. Acta Médica Portuguesa, v.26, n.2, p.161-170, 2013.

GUIMARÃES, Izabela L. R.; DEFANTE, Liliane R.; SAUER, Leandro; LIMA-FILHO, Dario de O. Produtos orgânicos: como os consumidores os veem? Revista Brasileira de Administração Científica, v.4, n.1, p.50-61, 2013.

HOPPE, Alexia; BARCELLOS, Márcia D. de; VIEIRA, Luciana M.; MATOS, Celso A. Comportamento do consumidor de produtos orgânicos: uma aplicação da teoria do comportamento planejado. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração-34, Anais... XXXIV EnANPAD. Rio de Janeiro, 2010.

ILYASOGLU, Huri; TEMEL, Sara; ÖZÇELIK, Beraat. Consumer perceptions of organic foods in Turkey. Journal of Food Agriculture & Environment, v.8, n.3-4, p.279-281, 2010.

HENDRIX, Philip E.; KINNEAR, Thomas C.; TAYLOR, James R. The allocation of time by consumers. Advances in consumer research, v.6, p. 38-44, 1979.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing, 14.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012, 794p.

KRISCHKE, Paulo J.; TOMIELLO, Naira. O comportamento de compra dos consumidores de alimentos orgânicos: um estudo exploratório. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar de Ciências Humanas, v.10, n.96, p.27-43, 2009.

MATTAR, Fauze N. Pesquisa de Marketing: edição compacta. São Paulo: Atlas, 1996.

MAZZOLENI, Eduardo M.; OLIVEIRA, Luiz G. de. Inovação tecnológica na agricultura orgânica: estudo de caso da certificação do processamento pós-colheita. Revista de Economia e Sociologia Rural. v.48, n.3, p.567-586, 2010.

MENEZES, Daniela C.; PADULA, Antônio D.; CALLEGARO, Carlos A. M. Internacionalização da oferta de vinho orgânico: um estudo sobre os valores pessoais e motivações de compra entre consumidores internacionais. In: Encontro de Estudos em Estratégia-3 Anais... III Encontro de Estudos em Estratégia, ANPAD, 2007.

MOURA, Fernando A. de; NOGUEIRA, Cláudia M.; GOUVÊA, Maria A. Atributos determinantes na decisão de compra de consumidores de alimentos orgânicos. Agroalimentaria, v. 18, n. 35, p. 75-86, 2012.

ORMOND, José G. P.; PAULA, Sérgio R. L. de; FAVERET FILHO, Paulo de S. C.; ROCHA, Luciana T. M. da. Agricultura orgânica: quando o passado é futuro. BNDES Setorial, n. 15, p. 3-34, 2002.

PALOVIITA, Ari. Consumers’ sustainability perceptions of the supply chain of locally produced food. Sustainability, v. 2, n. 6, p. 1492-509, 2010.

RODRIGUES, Ricardo R.; CARLOS, Camila C.; MENDONÇA, Paulo S. M.; CORREA, Stella R. A. Atitudes e fatores que influenciam o consumo de produtos orgânicos no varejo. Revista Brasileira de Marketing, v.8, n.1. p.164-86, 2009.

SHEPHERD, Richard; MAGNUSSON, Maria; SJÖDÉN, Per-Olow. Determinants of consumer behavior related to organic foods. Ambio, v. 34, n. 4-5, p. 352-9. 2005.

SILBERMAN, Isabelle M.; PACHECO, Luís O.; FONSECA, Ana C. P. D. Até que ponto a credibilidade dos produtos vendidos nas feiras orgânicas do Rio de Janeiro pode ser questionada? In: Estudos Organizacionais da Anpad-7. Anais... VII Estudos Organizacionais da Anpad, Curitiba 2012.

STEFANO. Nara M.; CASAROTTO FILHO, N. Consumidores de alimentos orgânicos: referencial teórico inicial para futuras pesquisas. Diálogos & Ciência, v. 9, n. 27, 2011.

STEFANO, Nara. M. Quadro atual dos produtos orgânicos e comportamento do consumidor. InterfacEHS-Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, v.8, n.1, p.70-101, 2013.

STOLZ, Hanna, STOLZE, M.; HAMM, U.; JANSSEN, M.; RUTO, E. Consumer attitudes towards organic versus conventional food with specific quality attributes. Wageningen Journal of Life Sciences, v.58, n.3-4, p.67-72, 2010.

YIRIDOE, Emmanuel K.; BONTI-ANKOMAH, Samuel; MARTIN, Ralph C. Comparison of consumer perceptions and preference toward organic versus conventionally produced foods: a review and update of the literature. Renewable Agriculture and Food Systems, v.20, n.4, p.193-205, 2005.

ZAMBERLAN, Luciano; BÜTTENBENDER, Pedro L.; SPAREMBERGER, Ariosto. O comportamento do consumidor de produtos orgânicos e seus impactos nas estratégias de marketing. XXX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração-30, Anais... XXX EnANPAD, Salvador, 2006.

Published

2017-06-26

How to Cite

Cruvinel, I. B., Corrêa, D. S., Silva Junior, N. J. da, Feliciano, J., & Almeida, R. J. de. (2017). FATORES DETERMINANTES DA TOMADA DE DECISÃO PARA O CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM UMA FEIRA LIVRE. Brazilian Journal of Sustainable Agriculture, 7(2). https://doi.org/10.21206/rbas.v7i2.392

Issue

Section

Artigos