ANÁLISE DE MARKET-SHARE E FONTES DE VARIAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE SOJA.
DOI:
https://doi.org/10.25070/rea.v2i3.38Resumo
O objetivo deste trabalho é determinar os fatores que explicam a alteração da
participação da agroindústria brasileira de soja no comércio internacional. Particularmente,
pretende-se analisar a competitividade brasileira nas exportações de cada segmento
da agroindústria de soja. Para isso, utilizou-se o modelo Constant-Market-Share
(CMS), por meio do qual foram computadas as discrepâncias na variação potencial e
efetiva das exportações brasileiras de grão, farelo e óleo, desagregando-as nos componentes
tamanho de mercado, distribuição de mercado e competitividade. O tamanho de
mercado mostrou-se positivo nos três segmentos analisados, o que demonstra que a
expansão da demanda mundial de soja e derivados foi fator fundamental para o crescimento
das exportações brasileiras. O efeito distribuição de mercado foi negativo, o que
indica que existem ineficiências nos canais de comercialização externa da agroindústria
brasileira de soja. A competitividade, por sua vez, foi positiva apenas para as exportações
de soja em grão. Contudo, destaca-se que o impacto positivo da competitividade
no segmento de soja em grão mais que compensou em valores monetários, os impactos
negativos nos segmentos de farelo e óleo. Dessa forma, políticas governamentais que
melhorem a infra-estrutura e, conseqüentemente, reduzam os custos são necessárias
para melhora da competitividade nos segmentos de farelo e óleo de soja.
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