DESEMPENHO DO COMÉRCIO EXTERIOR EM MINAS GERAIS: ESTRUTURA, VANTAGEM COMPARATIVA E COMÉRCIO INTRAINDÚSTRIA.

Autores

  • Alexandra Pereira Martins
  • Fernanda Aparecida Silva
  • Marília Fernandes Maciel Gomes
  • Patrícia Lopes Rosado

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v8i2.167

Resumo

A globalização, processo mundial acentuado a partir da década de 80, tem
requerido do Estado e dos demais agentes uma orientação voltada ao alcance dos níveis
internacionais de competitividade por parte dos diversos setores da economia. Em face
disso e devido ao fato de o estado de Minas Gerais ser o segundo maior Estado exportador
brasileiro, tornou-se relevante uma análise da estrutura e do comportamento do setor
exportador de Minas Gerais, bem como de seus efeitos sobre os diferentes setores
econômicos da economia mineira, no período de 1996 a 2008. Assim, questionou-se,
neste trabalho, em quais grupos de produtos o estado de Minas Gerais apresenta
maiores vantagens comparativas reveladas; Qual o grau de concentração de produtos e
de destinos das exportações; Qual o tipo de comércio que ocorre o intra ou interindústria.
O modelo teórico utilizado está fundamentado na Teoria da Competitividade e do
Comércio Internacional. O procedimento de análise está embasado nos índices de
vantagens comparativas reveladas, contribuição ao saldo comercial, Gini-Hischaman, e
comércio intraindústria. Os dados utilizados foram obtidos no sistema ALICEWEB. Os
resultados encontrados revelam alta concentração em poucos produtos, tais como (09)
café, chá, mate e especiarias, etc, (26) minérios, escorias e cinzas; (71) pérolas naturais
ou cultivadas; e (72) ferro fundido, ferro e aço, e mercados de destino (blocos
econômicos), como União Europeia, Nafta e Ásia. Por fim, aponta que o comércio
internacional do Estado é basicamente interindustrial, portanto, um comércio do tipo
Herckscher-Olhin.

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Publicado

2015-06-02

Como Citar

Martins, A. P., Silva, F. A., Maciel Gomes, M. F., & Rosado, P. L. (2015). DESEMPENHO DO COMÉRCIO EXTERIOR EM MINAS GERAIS: ESTRUTURA, VANTAGEM COMPARATIVA E COMÉRCIO INTRAINDÚSTRIA. Revista De Economia E Agronegócio, 8(2). https://doi.org/10.25070/rea.v8i2.167

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