DIMENSIONAMENTO DE PAINÉIS POROSOS PARA CONDICIONAMENTO DO AR EM AMBIENTES CLIMATIZADOS

  • José Francisco Rosa
  • Ilda de Fátima Tinôco
  • Carlos Magno Fernandes
  • Sergio Zolnier
Palavras-chave: argila expandida, painel evaporativo, eficiência de resfriamento e resfriamento adiabático evaporativo, granulometria.

Resumo

Painéis de resfriamento em celulose são comumente empregados no arrefecimento do ar, porém, alguns problemas estão associados a este material. Muitos estudos já concluíram que é viável o uso de materiais alternativos diversos em substituição a celulose, entre eles, aparece como viável, a argila. Em pesquisas anteriormente realizadas foi demonstrado que essa argila possui características favoráveis, que satisfazem as exigências pertinentes a um bom material poroso, podendo substituir, com vantagem econômica, a celulose. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo obter um dimensionamento de placas porosas em argila expandida, que permita, por meio de determinada granulometria da argila e uma espessura do painel, no qual se obtenha melhor eficiência de resfriamento do ar, o emprego em acondicionamento de ambientes em geral. Pelos resultados obtidos, pôde-se concluir que os painéis de argila expandida com granulometria 1 (referência à brita 1) e espessura de 7,7 cm foram os que possibilitaram melhor eficiência de resfriamento adiabático evaporativo para qualquer velocidade do ar compreendida entre 0,44 e 1,28 m/s.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-11-06
Como Citar
Rosa, J. F., Tinôco, I. de F., Fernandes, C. M., & Zolnier, S. (2012). DIMENSIONAMENTO DE PAINÉIS POROSOS PARA CONDICIONAMENTO DO AR EM AMBIENTES CLIMATIZADOS. REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG, 20(5), 404-411. https://doi.org/10.13083/reveng.v20i5.108
Seção
Construções Rurais e Ambiência

Most read articles by the same author(s)