VIBRAÇÕES DE CORPO INTEIRO E DE MÃO-BRAÇO EM VEÍCULOS FORA DE ESTRADA UTILIZADOS EM COMPETIÇÕES ACADÊMICAS
DOI:
https://doi.org/10.13083/reveng.v24i5.639Keywords:
daily vibration exposure, daily vibration dose, baja vehicleAbstract
Veículos fora-de-estrada, tipo baja, são projetados para locomoção em terrenos irregulares com diversos obstáculos, para tracionar cargas com efciência, além disso são compactos e fáceis de operar. Tais veículos possuem ampla utilização na agricultura, construção, transporte e operações militares. Veículos baja proveem ao piloto altos níveis de vibrações mecânicas. Objetivou-se com o presente trabalho determinar vibrações de corpo inteiro e vibrações de mão-braço no piloto do veículo fora de estrada desenvolvido pela equipe UFVbaja. Os níveis de vibrações incidentes no piloto foram medidos em três diferentes condições de terreno e velocidades de deslocamento. Foi determinada a aceleração média quadrática e exposição diária a vibrações no assento e no sistema mão-braço do piloto. Para a vibração de corpo inteiro, também foi obtida a dose diária de vibração. Os valores foram confrontados com a norma ISO 2631-1. Os níveis de aceleração, normalizado para 8 horas de trabalho, excederam os limites de alerta em todas as condições de trabalho. Para o veículo baja operando em solo arado, as acelerações verticais e transversais excederam o nível limite de exposição. Em geral, os níveis de aceleração incidentes no piloto foram considerados altos, o que reforça a necessidade de projetos de sistemas de suspensão, direção e assentos que efetivamente reduzam as vibrações transmitidas ao corpo e sistema mão-braço do piloto.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
The author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
From submission, the author is fully conceding the paper's patrimonial rights to the publication, but retaining the owner of its moral rights (authorship and paper's identification) according to Creative Commons Attribution-Noncommercial.