CRESCIMENTO DE PORTA-ENXERTO DE GOIABEIRA cv. PALUMA IRRIGADA COM ÁGUAS SALINAS E ADUBAÇÃO NITROGENADA

Authors

  • Guilherme Sá Abrantes de Sena
  • Reginaldo Gomes Nobre
  • Leandro de Pádua Souza
  • Sarah Carolina Alves Araújo
  • Israel Almeida da Silva

DOI:

https://doi.org/10.13083/reveng.v26i2.855

Keywords:

Psidium guajava L., mudas de goiabeira, nutrição de plantas

Abstract

A escassez de água de boa qualidade e a ocorrência de solos com baixa fertilidade são fatores limitantes para a agricultura irrigada, principalmente em regiões áridas e semiáridas, o que induz a utilização de águas salinas e adubação nitrogenada como alternativas para a produção agrícola nessas regiões. Desta forma, objetivou-se avaliar a in?uência de doses de nitrogênio no crescimento de mudas de goiabeira cv. Paluma irrigadas com águas de diferentes salinidades. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 4, com 4 repetições, relativos aos cinco níveis de condutividade elétrica da água – CEa (0,3; 1,1; 1,9; 2,7 e 3,5 dS m-1) e quatro doses de nitrogênio (70, 100, 130 e 160% de N), sendo a dose padrão 100% N igual a 773mg de N dm-3. A formação de fitomassa de porta-enxerto de cajueiro é reduzido pelo aumento da CEa da água de irrigação, no entanto, a irrigação com água de CEa 2,15 dS m-1 promove reduções aceitáveis de 15%. A utilização da adubação com 541,1 mg de N dm-3 de solo (equivalente a 70% da dose recomendada) proporciona o maior crescimento para o porta-enxerto de goiabeira cv. Paluma. Houve interação entre os fatores em estudo para variável diâmetro do caule.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-04-20

How to Cite

Sena, G. S. A. de, Nobre, R. G., Souza, L. de P., Araújo, S. C. A., & Silva, I. A. da. (2018). CRESCIMENTO DE PORTA-ENXERTO DE GOIABEIRA cv. PALUMA IRRIGADA COM ÁGUAS SALINAS E ADUBAÇÃO NITROGENADA. Engineering in Agriculture, 26(2), 190–199. https://doi.org/10.13083/reveng.v26i2.855

Issue

Section

Water and environmental resources

Most read articles by the same author(s)