VARIABILIDADE ESPACIAL DE ATRIBUTOS FÍSICOS E VARIÁVEIS AGRONÔMICAS DE CITROS EM UMA PARCELA EXPERIMENTAL EM JERÔNIMO MONTEIRO (ES)

Autores

  • Moises Zucoloto
  • Julião Soares Lima
  • Ruimario Inacio Coelho
  • Samuel Assis Silva
  • Renato Ribeiro Passos

DOI:

https://doi.org/10.13083/reveng.v19i1.100

Palavras-chave:

geoestatística, semivariograma, distribuição espacial.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar a variabilidade espacial de atributos físicos do solo e da produtividade, em um pomar cítrico, usando técnicas geoestatísticas. O experimento foi realizado no ano de 2007, em uma parcela experimental de um pomar cítrico, em um Latossolo Amarelo distrófico, localizado no município de Jerônimo Monteiro (ES). Os solos foram amostrados nos pontos de cruzamento de uma malha, com intervalos de 5 m, na profundidade de 0-0,20 m, totalizando 100 pontos. Os atributos físicos do solo apresentaram variabilidade espacial com razão de dependência moderada para todas variáveis, menos para areia grossa (AG) e areia fina (AF). A distribuição espacial da AG e a AF apresenta um comportamento inverso ao da argila (AR), confirmado pela alta correlação negativa significativa de -0,80 (p?0,05). A distribuição espacial de areia e argila, em relação ao número de frutos por planta (NFP) e a da massa total de frutos por planta (MFP), apresenta, aparentemente, alguma semelhança, porém, observa-se uma correlação negativa e não significativa entre a distribuição espacial de (AR) com (NFP) e (MFP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-01-26

Como Citar

Zucoloto, M., Lima, J. S., Coelho, R. I., Silva, S. A., & Passos, R. R. (2011). VARIABILIDADE ESPACIAL DE ATRIBUTOS FÍSICOS E VARIÁVEIS AGRONÔMICAS DE CITROS EM UMA PARCELA EXPERIMENTAL EM JERÔNIMO MONTEIRO (ES). Revista Engenharia Na Agricultura - REVENG, 19(1), 28–35. https://doi.org/10.13083/reveng.v19i1.100

Edição

Seção

.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.