O direito fundamental à greve: uma análise trabalhista-administrativa

Autores

  • Iúlian Miranda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Aline Carneiro Magalhães PUC-MINAS

Resumo

O presente trabalho propõe um estudo acerca do exercício do direito fundamental à greve. Trata-se de um direito bastante debatido, seja no Brasil, seja em outros países em que a crise econômica mundial desencadeou inúmeros movimentos sociais, em especial, grevistas. Apesar de ser um tema relevante e atual, entende-se que ele ainda é carente de estudos interdisciplinares. Assim, buscou-se, primeiramente, fazer uma pesquisa histórica do direito de greve no Brasil, analisando-o sob o prisma dos direitos fundamentais. Em seguida, compreendeu-se como os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores públicos civis exercem esse direito, tendo em vista das limitações legais existentes. Por fim, concluiu-se como ainda é difícil conciliar os interesses dos grupos profissionais, por meio da utilização da greve, com os da sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iúlian Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais

Advogado, mestre em Direito Administrativo pela UFMG, professor da Faculdade Batista e de cursos preparatórios para concurso.

Aline Carneiro Magalhães, PUC-MINAS

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Linha de Pesquisa: Direito do Trabalho, Modernidade e Democracia (2013). Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Linha de Pesquisa: Direito do Trabalho, Modernidade e Democracia (2014). Professora Universitária. Advogada.

Downloads

Publicado

28-05-2014

Como Citar

MIRANDA, I.; MAGALHÃES, A. C. O direito fundamental à greve: uma análise trabalhista-administrativa. Revista de Direito, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 11–44, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1593. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo