SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO BRINCAR PARA PROFESSORAS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO

Autores

Resumo

O texto analisa a relação entre o conhecimento teórico e a prática pedagógica de seis professoras e uma coordenadora de um CMEI da cidade de Salvador em relação ao brincar. O tema aqui discutido foi parte de uma pesquisa de doutorado que tinha como um dos objetivos identificar em que medida as histórias de vida dessas profissionais influenciavam suas concepções e práticas na Educação Infantil. Foi realizado um estudo descritivo através da observação direta, dos registros das atividades do brincar na rotina da instituição, bem como das entrevistas narrativas. A pesquisa apontou que para as professoras o brincar apresentava três perspectivas diferentes: uma atividade que deveria ser utilizada como pretexto para ensinar algum conteúdo; uma atividade importante para o desenvolvimento das crianças e uma atividade que deveria ser planejada pelas professoras. Dentre outros aspectos, o estudo apontou que há uma necessidade de investimento na formação inicial e continuada das professoras de Educação Infantil a fim de que essas profissionais possam analisar o brincar como uma forma de expressão das crianças.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Tereza Fonseca Almeida, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Alfabetização e em Supervisão Escolar pela UEFS. Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia- Campus I. Professora do Mestrado Profissional de Jovens e Adultos- MPEJA. Atuou como Especialista em Educação na Secretaria Municipal da Educação de Feira de Santana/BA, desenvolvendo propostas de formação continuada para professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Infantil, Brincar, Alfabetização de crianças, jovens e adultos. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social e do FORMACCEINFANCIA LINGUAGENS E EJA/UNEB da UNEB. Realizou um Estágio Avançado de Doutoramento em Estudos da Criança na especialidade Sociologia da Infância, durante o período de 01 de abril a 01 de agosto de 2014 na Universidade do Minho - Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ, GEPBRINC-Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Brincar. Membro do Conselho Editorial Técnico-Científico da Editora Mares e de seus Selos Editoriais, além de contribuir com a emissão de pareceres e de avaliações de natureza acadêmica necessários às publicações técnico-científicas desta editora.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Fonseca Almeida, M. T. (2020). SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO BRINCAR PARA PROFESSORAS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO. Revista De Ciências Humanas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11037

Edição

Seção

Artigos