SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO BRINCAR PARA PROFESSORAS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO
Abstract
O texto analisa a relação entre o conhecimento teórico e a prática pedagógica de seis professoras e uma coordenadora de um CMEI da cidade de Salvador em relação ao brincar. O tema aqui discutido foi parte de uma pesquisa de doutorado que tinha como um dos objetivos identificar em que medida as histórias de vida dessas profissionais influenciavam suas concepções e práticas na Educação Infantil. Foi realizado um estudo descritivo através da observação direta, dos registros das atividades do brincar na rotina da instituição, bem como das entrevistas narrativas. A pesquisa apontou que para as professoras o brincar apresentava três perspectivas diferentes: uma atividade que deveria ser utilizada como pretexto para ensinar algum conteúdo; uma atividade importante para o desenvolvimento das crianças e uma atividade que deveria ser planejada pelas professoras. Dentre outros aspectos, o estudo apontou que há uma necessidade de investimento na formação inicial e continuada das professoras de Educação Infantil a fim de que essas profissionais possam analisar o brincar como uma forma de expressão das crianças.