INFÂNCIA(S) EM DISCUSSÃO

UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

Resumo

Problematiza as concepções de infância/criança com estudantes de cursos de licenciaturas que desenvolveram estágio supervisionado ou remunerado e atividades de participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma unidade universitária de Educação Infantil, a partir de seus estudos na formação inicial e de suas práticas nessa instituição durante o primeiro semestre de 2018. Analisa, para tanto, depoimentos à luz das contribuições teórico-metodológicas de Bardin (1977), Kosik (1989), Martins (2019), Saviani (2013; 2019), dentre outros. Conclui que os estudos relacionados à infância propostos nos cursos de licenciaturas da instituição de ensino superior onde ocorreu a pesquisa, respeitadas as especificidades, parecem caminhar numa direção que não compreende o ser humano em sua totalidade ao mesmo tempo em que contribui para que não haja a valorização de uma prática educativa mais sistematizada em torno do legado histórico-cultural.

Palavras-chave: Infância. Formação inicial de professores. Teoria e Prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda na linha de pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico atuando na Educação Infantil. Discute questões relacionadas ao ensino às práticas pedagógicas, especialmente na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Martins Constantino Cypriano, A., & Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, L. (2020). INFÂNCIA(S) EM DISCUSSÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM CURSOS DE LICENCIATURA. Revista De Ciências Humanas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11045

Edição

Seção

Artigos