INFÂNCIA(S) EM DISCUSSÃO
UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM CURSOS DE LICENCIATURA
Abstract
Problematiza as concepções de infância/criança com estudantes de cursos de licenciaturas que desenvolveram estágio supervisionado ou remunerado e atividades de participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma unidade universitária de Educação Infantil, a partir de seus estudos na formação inicial e de suas práticas nessa instituição durante o primeiro semestre de 2018. Analisa, para tanto, depoimentos à luz das contribuições teórico-metodológicas de Bardin (1977), Kosik (1989), Martins (2019), Saviani (2013; 2019), dentre outros. Conclui que os estudos relacionados à infância propostos nos cursos de licenciaturas da instituição de ensino superior onde ocorreu a pesquisa, respeitadas as especificidades, parecem caminhar numa direção que não compreende o ser humano em sua totalidade ao mesmo tempo em que contribui para que não haja a valorização de uma prática educativa mais sistematizada em torno do legado histórico-cultural.
Palavras-chave: Infância. Formação inicial de professores. Teoria e Prática.