Estado do conhecimento sobre a educação quilombola no Brasil

O que dizem as produções acadêmicas no período de 2003 a 2020

Autores

Resumo

Este artigo objetiva discutir as produções acadêmicas que tematizam a Educação Quilombola no Brasil, atendando à sua confluência com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ), no período de 2003 a 2020 e, especificamente identificar o fluxo temporal e regional e mapear seus temas recorrentes e emergentes. Os dados foram estruturados metodologicamente considerando as formulações de Morosini e Fernandes (2014), com o suporte de análise de conteúdo, em Bardin (2016) e interpretados a partir dos conceitos de habitus e campo de Bourdieu (1989). Os resultados revelam que identidades e práticas pedagógicas na inter-relação com a escola e demarcam como suporte legal a Lei no 10.639/2003 e as DCNEEQ. Porém, a despeito dos avanços legais, ainda predomina no espaço escolar uma visão folclorizada e genérica da cultura quilombola, reiterando estereótipos ao desconsiderar as narrativas fundantes para a construção identitária do país.

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Biografia do Autor

Wilma Coelho, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e atua como Vice Coordenadora e docente do Doutorado em Rede Educação na Amazônia (EDUCANORTE/PGEDA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (NEAB/GERA/UFPA). Possui experiência profissional em Gestão na Educação Básica e na Gestão Superior. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de História (ANPUH). Atuou na Diretoria de Apoio ao Docente e Discente/PROEG/UFPA (2016-2018). Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes temáticas: Formação de Professores; Educação Básica; Educação para Relações Étnico-raciais; Ensino de História, Sociabilidades adolescentes; Legislação educacional, todos relacionados à Formação inicial

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Costa, L., & Coelho, W. de N. B. (2021). Estado do conhecimento sobre a educação quilombola no Brasil: O que dizem as produções acadêmicas no período de 2003 a 2020. Revista De Ciências Humanas, 2(21). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12873