Estado do conhecimento sobre a educação quilombola no Brasil

O que dizem as produções acadêmicas no período de 2003 a 2020

Authors

Abstract

Este artigo objetiva discutir as produções acadêmicas que tematizam a Educação Quilombola no Brasil, atendando à sua confluência com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ), no período de 2003 a 2020 e, especificamente identificar o fluxo temporal e regional e mapear seus temas recorrentes e emergentes. Os dados foram estruturados metodologicamente considerando as formulações de Morosini e Fernandes (2014), com o suporte de análise de conteúdo, em Bardin (2016) e interpretados a partir dos conceitos de habitus e campo de Bourdieu (1989). Os resultados revelam que identidades e práticas pedagógicas na inter-relação com a escola e demarcam como suporte legal a Lei no 10.639/2003 e as DCNEEQ. Porém, a despeito dos avanços legais, ainda predomina no espaço escolar uma visão folclorizada e genérica da cultura quilombola, reiterando estereótipos ao desconsiderar as narrativas fundantes para a construção identitária do país.

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Author Biography

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e atua como Vice Coordenadora e docente do Doutorado em Rede Educação na Amazônia (EDUCANORTE/PGEDA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (NEAB/GERA/UFPA). Possui experiência profissional em Gestão na Educação Básica e na Gestão Superior. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de História (ANPUH). Atuou na Diretoria de Apoio ao Docente e Discente/PROEG/UFPA (2016-2018). Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes temáticas: Formação de Professores; Educação Básica; Educação para Relações Étnico-raciais; Ensino de História, Sociabilidades adolescentes; Legislação educacional, todos relacionados à Formação inicial

Published

2021-12-28

How to Cite

Costa, L., & Coelho, W. de N. B. (2021). Estado do conhecimento sobre a educação quilombola no Brasil: O que dizem as produções acadêmicas no período de 2003 a 2020. Revista De Ciências Humanas, 2(21). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12873