Estado do conhecimento sobre a educação quilombola no Brasil
O que dizem as produções acadêmicas no período de 2003 a 2020
Abstract
Este artigo objetiva discutir as produções acadêmicas que tematizam a Educação Quilombola no Brasil, atendando à sua confluência com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ), no período de 2003 a 2020 e, especificamente identificar o fluxo temporal e regional e mapear seus temas recorrentes e emergentes. Os dados foram estruturados metodologicamente considerando as formulações de Morosini e Fernandes (2014), com o suporte de análise de conteúdo, em Bardin (2016) e interpretados a partir dos conceitos de habitus e campo de Bourdieu (1989). Os resultados revelam que identidades e práticas pedagógicas na inter-relação com a escola e demarcam como suporte legal a Lei no 10.639/2003 e as DCNEEQ. Porém, a despeito dos avanços legais, ainda predomina no espaço escolar uma visão folclorizada e genérica da cultura quilombola, reiterando estereótipos ao desconsiderar as narrativas fundantes para a construção identitária do país.