Metodologias alternativas para o ensino de regionalização do Brasil

Autores

  • Gabriela Rodrigues da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Marco Aurélio Gordiano Oliveira Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O trabalho posto se volta à investigação de práticas pedagógicas mobilizadas por professores de geografia ao tratar da temática Brasil: Diversidades Regionais. Nesse sentido, se entrevistou um professor de geografia da E.E Pedro Lessa em São Miguel do Anta (MG), a fim de que se tratasse da regionalização adotada em suas aulas para os sétimos anos, isto é, se empregava a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a de Pedro Pinchas Geiger e (ou) a de Milton Santos e Maria Laura Silveira. Ademais, se indagou os recursos didáticos empregados pelo professor, tal como pesquisa, elaboração de resumos e mapas-mentais, seminários, etc. A partir de suas respostas e da Base Nacional Comum e Curricular, se estruturou uma proposta didático-pedagógica que atendesse às necessidades educacionais dos estudantes do sétimo ano, privilegiando o emprego de Croquis, Jogos Digitais e Pesquisa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-9287-5709>.

Marco Aurélio Gordiano Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Silva, G. R. da, & Oliveira, M. A. G. (2023). Metodologias alternativas para o ensino de regionalização do Brasil. Revista De Ciências Humanas, 3(23). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/17335