Variedade multimodal de gêneros textuais nos livros didáticos de Francês para crianças

Autores

  • Maria Rennally Soares da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Josilene Pinheiro-Mariz Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

Nesta pesquisa, refletimos a respeito da multimodalidade nos Livros Didáticos (LD) de Francês como Língua Estrangeira (FLE) para crianças, verificando a sua ocorrência e indicando-os como um suporte eficaz na promoção da leitura literária em língua estrangeira. A análise é feita à luz de Dionísio (2008), Vanthier (2009) e Poslaniec (2002) e, metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e documental, com seu corpus composto por seis LD de FLE para o ensino de criança, de editoras especializadas. Como resultados, enfatizamos a ocorrência de gêneros multimodais, de ordem verbal (escrita), imagética e oral, destacando-se alguns de natureza literária, como contos, poesias, histórias em quadrinhos e canções da literatura de tradição oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rennally Soares da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda do curso de licenciatura em Letras Língua Francesa da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, PB

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Professora da Unidade Acadêmica de Letras, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, PB

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

da Silva, M. R. S., & Pinheiro-Mariz, J. (2018). Variedade multimodal de gêneros textuais nos livros didáticos de Francês para crianças. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3428