Variedade multimodal de gêneros textuais nos livros didáticos de Francês para crianças

Autores/as

  • Maria Rennally Soares da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Josilene Pinheiro-Mariz Universidade Federal de Campina Grande

Resumen

Nesta pesquisa, refletimos a respeito da multimodalidade nos Livros Didáticos (LD) de Francês como Língua Estrangeira (FLE) para crianças, verificando a sua ocorrência e indicando-os como um suporte eficaz na promoção da leitura literária em língua estrangeira. A análise é feita à luz de Dionísio (2008), Vanthier (2009) e Poslaniec (2002) e, metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e documental, com seu corpus composto por seis LD de FLE para o ensino de criança, de editoras especializadas. Como resultados, enfatizamos a ocorrência de gêneros multimodais, de ordem verbal (escrita), imagética e oral, destacando-se alguns de natureza literária, como contos, poesias, histórias em quadrinhos e canções da literatura de tradição oral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Rennally Soares da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda do curso de licenciatura em Letras Língua Francesa da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, PB

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Professora da Unidade Acadêmica de Letras, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, PB

Publicado

2018-12-07

Cómo citar

da Silva, M. R. S., & Pinheiro-Mariz, J. (2018). Variedade multimodal de gêneros textuais nos livros didáticos de Francês para crianças. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3428