Variedade multimodal de gêneros textuais nos livros didáticos de Francês para crianças

Authors

  • Maria Rennally Soares da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Josilene Pinheiro-Mariz Universidade Federal de Campina Grande

Abstract

Nesta pesquisa, refletimos a respeito da multimodalidade nos Livros Didáticos (LD) de Francês como Língua Estrangeira (FLE) para crianças, verificando a sua ocorrência e indicando-os como um suporte eficaz na promoção da leitura literária em língua estrangeira. A análise é feita à luz de Dionísio (2008), Vanthier (2009) e Poslaniec (2002) e, metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e documental, com seu corpus composto por seis LD de FLE para o ensino de criança, de editoras especializadas. Como resultados, enfatizamos a ocorrência de gêneros multimodais, de ordem verbal (escrita), imagética e oral, destacando-se alguns de natureza literária, como contos, poesias, histórias em quadrinhos e canções da literatura de tradição oral.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Rennally Soares da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda do curso de licenciatura em Letras Língua Francesa da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, PB

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Professora da Unidade Acadêmica de Letras, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, PB

Published

2018-12-07

How to Cite

da Silva, M. R. S., & Pinheiro-Mariz, J. (2018). Variedade multimodal de gêneros textuais nos livros didáticos de Francês para crianças. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3428