Itinerário das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro: dos ecos de Durban à Lei das Cotas

Autores

  • Adilson Pereira dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

  1. No artigo, reconstituímos o itinerário das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro e relacionamos essas medidas compensatórias aos debates sobre os direitos humanos, apresentando algumas características destas políticas públicas. Em seguida, reconstruímos a trajetória das ações afirmativas no Brasil, começando pelas experiências pioneiras da Uerj, Unef, Uneb, UEMS e UnB, até a caracterização do panorama atual. Abordamos brevemente o Prouni, como primeira política pública neste sentido, e analisamos a Lei de Cotas recém-aprovada. Por fim, tecemos considerações finais, destacando avanços observados, pontuando preocupações e desafios que a nova conjuntura apresenta.

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Biografia do Autor

Adilson Pereira dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Pró-Reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, pedagogo, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminese - UERJ

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

dos Santos, A. P. (2018). Itinerário das ações afirmativas no ensino superior público brasileiro: dos ecos de Durban à Lei das Cotas. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3445