ANÁLISE DOS PROCESSOS MEDIACIONAIS ESTABELECIDOS ENTRE PROFESSOR-INTÉRPRETE DE LIBRAS-ESTUDANTE SURDO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA

Autores

  • Maria Regina Granato Pimenta Universidade Federal de Viçosa
  • Luana Isabel Gonçalves de Lima Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0002-8251-3875
  • Renata da Silva Lopes Reis Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Com base nas reflexões surgidas a partir da atuação dos Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – (ILS), em uma universidade federal da Zona da Mata mineira, pretendemos buscar a compreensão das questões linguísticas, culturais e éticas requeridas no momento da interpretação simultânea da Língua Portuguesa para a Libras, deparando-se com diferentes conteúdos do conhecimento específicos de uma disciplina do curso de Engenharia. Durante a experiência profissional dos ILS vivenciada em sala de aula, surgiram as seguintes inquietações: Quais os limites e possibilidades na interação entre professor – ILS – aluno surdo? Quais recursos e estratégias são utilizados pelo docente para auxiliar o trabalho dos ILS? Para responder a estas indagações, esse estudo foi baseado nos pressupostos teóricos do campo da interpretação em geral. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida a partir de registros feitos através de observação participante com auxílio do diário de campo.

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Biografia do Autor

Maria Regina Granato Pimenta, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB (2013). Graduanda em Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci UNIASSELVI (2019). Pós-graduanda com especialização em Libras Lato Sensu pela Faculdade de Educação São Luís (2019). Atualmente é tradutora e Intérprete de Libras/Português da Universidade Federal de Viçosa -UFV, setor Unidade Interdiscipliar de Políticas Inclusivas -UPI/PRE.

Luana Isabel Gonçalves de Lima, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2019). Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura de Línguas Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2015). Possui Pós-graduação com especialização em Língua Brasileira de Sinais - Libras pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2016). Atua como Tradutora e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa na Universidade Federal de Viçosa, setor Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas - UPI.

Renata da Silva Lopes Reis, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhol pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2017). Pós Graduada com especialização em Língua Brasileira de Sinais - Libras  pela Universidade Cândido Mendes (2019). Atua como Tradutora e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa na Universidade Federal de Viçosa - UFV setor Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas - UPI e na Câmara Municipal de Viçosa.

Referências

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

Pimenta, M. R. G., de Lima, L. I. G., & Reis, R. da S. L. (2019). ANÁLISE DOS PROCESSOS MEDIACIONAIS ESTABELECIDOS ENTRE PROFESSOR-INTÉRPRETE DE LIBRAS-ESTUDANTE SURDO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA. Revista De Ciências Humanas, 18(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/8689