O CURRÍCULO DO DOCENTE E A FORMAÇÃO DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS – PORTUGUÊS NA REGIÃO SUL DO BRASIL

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Resumo

O artigo trata de uma análise do perfil profissional de docentes dos cursos de bacharelado de tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais-língua portuguesa (TILSP) da região sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa e objetivou-se traçar o perfil a partir de dados disponíveis na Plataforma Lattes. Essa pesquisa se justifica por acreditar que a formação dos docentes pode influenciar na construção do currículo do curso, bem como no ensino. Como resultados, identificou-se: (i) graduação: grande diversidade entre cursos de licenciatura e bacharelado em áreas diversas; (ii) pós-graduação: predominância na área de Letras, Linguística e Artes; (iii) formação complementar: na área de Libras; (iv) experiência profissional: docência, sobretudo na área de Libras. Conclui-se que os docentes dos cursos, em sua maioria, não demonstraram em seus currículos possuírem experiência como TILSP, tampouco com didática de tradução e interpretação.

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Biografia do Autor

Lívia Alves Duarte, Universidade Federal de Goiás - UFG

Discente no curso de Letras: Tradução e Interpretação de Libras/Potuguês da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Renata Cristina Vilaça-Cruz, Universidade Federal de Goiás - UFG

Docente do Departamento de Libras e Tradução da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Juliana Guimarães Faria, Universidade Federal de Goiás - UFG

Docente do Departamento de Libras e Tradução da Universidade Federal de Goiás - UFG.

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

Duarte, L. A., Vilaça-Cruz, R. C., & Faria, J. G. (2019). O CURRÍCULO DO DOCENTE E A FORMAÇÃO DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS – PORTUGUÊS NA REGIÃO SUL DO BRASIL. Revista De Ciências Humanas, 18(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/8703